Umuarama

FIQUE POR DENTRO

Afinal, quantos suspeitos de coronavírus Umuarama tem? Entenda a divergência de dados da SESA e da PMU

23/03/2020 15H53

Umuarama – Em tempo de quarentena, onde a busca pela informação e acompanhamento da evolução da disseminação do Covid19 virou quase uma obsessão e as redes sociais deixam mais dúvidas do que esclarecem, muitos umuaramenses estão sem saber ao certo quantas notificações para a doença há em Umuarama, afinal.

Diariamente a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Prefeitura de Umuarama (PMU) emitem boletins atualizando o número de notificações realizadas no Município nas últimas 24 horas. A dúvida começa quando se faz o comparativo entre os números.

Nas contas da SESA, nesta segunda-feira (23), a Capital da Amizade têm 37 notificações, com um caso descartado. Já no boletim da PMU são 26 notificações, com um descarte.

DIVERGÊNCIA

Segundo a secretária Municipal de Comunicação Social Letícia D’Ávila, o município registra apenas os casos atendidos pela rede pública, ou seja, que chegam através do Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde (UBS), Os pacientes atendidos pelos hospitais da rede privada não entram nesta conta.

Eles aparecem nos dados da Secretaria de Estado de Saúde. “A rede privada tem a obrigação de notificar diretamente a SESA e não o Município. Por isso essa diferença”, esclareceu.

Em nota, os Hospitais Cemil e Norospar afirmam que estão preparados para o atendimento dos casos de coronavírus com equipe treinada e áreas de isolamento, mas salientam que a capacidade de atendimento é limitada e podem entrar em colapso se a procura exceder a demanda disponível.

APENAS SUSPEITOS

Oficialmente não há nenhum caso confirmado na cidade. Na sexta-feira (20), o boletim da Secretaria de Estado da Saúde apontava um caso confirmado para Umuarama. O paciente está internado na Uopeccan de Umuarama e é morador de Cianorte.

Durante o fim de semana, a secretaria estadual adotou uma nova metodologia para análise de casos. Anteriormente, prevalecia o município de notificação. Agora é considerado o município de residência. Isso facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e possível circulação do vírus nas localidades pelas equipes de saúde, segundo a SESA.

COVID19 NO PARANÁ

O Paraná tem agora 60 casos confirmados, 1.518 em investigação e 159 oficialmente descartados. O Estado aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há cerca de uma semana.

NOVOS CASOS

Entre domingo (22) e segunda-feira (23) a SESA confirmou mais seis casos de coronavírus no Paraná. Os pacientes são de Curitiba (3), Cianorte (2) e Cascavel (1). As seis mulheres têm entre 28 e 53 anos e estiveram em São Paulo, Emirados Árabes e/ou contato com caso confirmado. Em Cianorte, são 27 casos notificados e seis confirmados para a doença.