Umuarama

Mundo Jurídico

Advogado de Umuarama concorre a lista por vaga de desembargador no TRF 4ª Região

10/05/2022 12H27

Jornal Ilustrado

O advogado umuaramense Juarez Casagrande está entre os concorrentes para constar em uma lista sextupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional para disputar uma vaga de desembargador junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, através do quinto constitucional.

A escolha dos seis integrantes acontece no próximo dia 17 em Brasília e será feita pelos conselheiros da OAB. Após a lista será encaminhada para o TRF 4º e os desembargadores definem três nomes que serão apresentados ao presidente da República que tem a prerrogativa de escolher quem assumirá a vaga como desembargador federal pelo quinto constitucional.

Os desembargadores são juízes de segunda instância e atuam em disputas que envolvam a União e seus entes, como INSS e Caixa Econômica Federal, por exemplo, no caso dos Tribunais Federais.

Candidatos

No total são 23 candidatos, sendo sete pelo Paraná, quatro por Santa Catarina e 11 pelo Rio Grande do Sul.

Pelo Paraná os advogados são: Alaim Giovani Fortes Stefanello, Cezar Eduardo Ziliotto, David Rodrigues Alfredo Júnior, Josafá Antonio Leme, Juarez Casagrande, Lis Caroline Bedin, Marcelo Alberto Gorski Borges e Marco Antonio “Latuf” de Lima.

Por Santa Catarina concorrem Ana Cristina Ferro Blasi, César Augusto Wolff, Marco Vinicius Pereira de Carvalho e Marcos Luiz Rigoni. E pelo Rio Grande do Sul: Aldo Martins de Azevedo, Alice Brocardo de Lima, Marcelo Machado Bertoluci, Marlon Adriano Balbon Taborda, Nasser Judeh, Rafael Barreto Garcia, Samuel de Oliveira Fritz, Fábio Böckmann Schneider, Fabrício Zamprogna Matiello, Igor Danilevicz e Jane Lucia Wilhelm Berwanger.

Casagrande

Formado em Direito pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2009 e com especializações em Filosofia do Direito, Direito e Direito Constitucional, Casagrande é advogado militante nas áreas tributária, bancária e constitucional e professor universitário junto a Universidade Alfa (Unialfa).

Também é pastor da Comunidade Restaurar Church, além de fundador do Projeto Restauração que há 21 anos atua na recuperação de dependentes químicos e do projeto Driblando as Drogas, através de uma escolinha de futebol que funciona no Espaço Esperança, no Conjunto Guarani, em Umuarama.

Com ampla militância na advocacia federal, Casagrande se considera um candidato capaz de representar e fortalecer os advogados, por conhecer todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais dentro de um tribunal federal.

“Quero fortalecer a classe de advogados dentro do Poder Judiciário. Conheço os problemas que o advogado e o judiciado o que me permite ajudar na busca de um equilíbrio entre os magistrados de carreira”, afirmou Juarez Casagrande em entrevista ao Ilustrado.

Entenda a escolha

A Constituição Federal estipula que um quinto das vagas em tribunais sejam preenchidas por membros do Ministério Público e advogados. A vaga em aberto no TRF 4º, que atende aos estados do Sul do Brasil, é destinada pelo quinto constitucional aos advogados e a indicação dos candidatos é feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Foi publicado um edital pelo Conselho Federal da OAB e 23 candidatos foram aprovados ao colocarem seus nomes a disposição. Deste total, serão escolhidos seis que serão encaminhados para o TRF 4º que escolherá entre eles uma lista tríplice que será apresentada ao presidente da República, a quem cabe a escolha final.