Cotidiano

Operação Cromos I

Adolescente é apreendido por suspeita de matar jovem na avenida dos Tamoios

13/01/2023 16H47

Jornal Ilustrado - Adolescente é apreendido por suspeita de matar jovem na avenida dos Tamoios

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta sexta-feira (13) por suspeita de matar um jovem de 22 anos, em novembro de 2022.

A ação ocorreu durante a Operação Cromos I, deflagrada pela Polícia Civil de Umuarama. Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um na casa do adolescente e em outro na residência de um homem de 21 anos, suspeito de participar do homicídio.

A morte aconteceu em novembro do ano passado na avenida dos Tamoios, na Zona VI. Leonardo de Andrade Batista, de 22 anos, foi morto com vários tiros ao atender um chamado no portão de casa. De acordo com a Polícia Civil, a motivação do crime seria uma desavença envolvendo o tráfico de drogas.

Segundo o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes, a operação desencadeada por policiais civis do Grupo de Diligências Especiais (DGE) cumpriram mandados de internamento e busca e apreensão domiciliar em desfavor de um adolescente. De acordo com o delegado, as investigações apontaram que o adolescente seria o autor dos disparos que tiraram a vida de Leonardo.

Delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes

Menezes informou que um mandado de busca e apreensão domiciliar também foi cumprido em uma residência no Jardim Shangrila. O alvo, segundo o delegado, foi um jovem de 21 anos apontado nas investigações como o suspeito de pilotar a motocicleta utilizada no dia do crime.

RESULTADO

Menezes disse que foram apreendidos uma motocicleta que teria sido utilizada no crime, um capacete branco levado no dia do homicídio da casa da vítima, uma balaclava, uma máquina de cartão, R$ 1.713 em dinheiro e quatro aparelhos celulares, que serão periciados.

Jornal Ilustrado - Adolescente é apreendido por suspeita de matar jovem na avenida dos Tamoios

As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado operacional da delegacia de Umuarama, Leonardo Martinez.

O CRIME

O homicídio aconteceu no dia 12 de novembro do ano passado na avenida dos Tamoios. Era noite de sábado quando Leonardo de Andrade Batista foi até o portão de casa, onde morava com a avó, atender um chamado. Quando ele se aproximou do portão foi alvejado por diversos disparos de arma de fogo.

A polícia apurou que os suspeitos chegaram no local em uma motocicleta de cor vermelha. Segundo o delegado Menezes, descobriu-se também que o piloto seria o rapaz maior de idade, enquanto o garupa era o adolescente.

Homicídio na Zona VI

O menor foi quem teria chamado a vítima no portão e efetuado os disparos. Antes de fugir, o adolescente ainda pegou um capacete branco que pertencia a Leonado.

Policiais militares informaram que, quando chegaram para o atendimento da ocorrência, Leonardo já estava sem sinais vitais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).