O prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, o popular Pezão, destaca as ações que a administração municipal está fazendo para manter sob controle a dengue e o coronavírus. Informa ainda que, desde ontem, no período da tarde, começou o Fumacê contra a Dengue. A Saúde orienta a população para abrir as portas e janelas para o inseticida entrar nas residências. É importante proteger também os animais de estimação. “Vamos continuar firmes mantendo a saúde como prioridade”, diz.
Desencontros
O governo do Paraná informa que o decreto estadual orienta pelo não funcionamento das academias com base na importância do distanciamento social e do isolamento domiciliar.
Mas, a Justiça do Paraná acatou pedido das academias de ginástica de Curitiba e considerou que não há empecilhos para a reabertura e funcionamento das mesmas.
E segue o baile no bananal…
Menos poder
STF opta por voto coletivo em ações contra o governo.
Acaba assim com o poder de um ministro decidir monocraticamente sobre assuntos do mais alto relevo para a nação com base apenas no seu particular entendimento.
Está certo o STF em diminuir o poder de decisões isoladas quando se trata de ações de outro poder, no caso o executivo.
Escrito apenas ontem…
Culturas consistem em processos de comunicação. E todas as formas de comunicação são baseadas na produção e consumo de sinais. Portanto, não há separação entre ‘realidade´ e representação simbólica.”
– Manuel Castells.
Papo rápido
– Umuarama subiu mais de 100 posições no ranking de efetividade administrativa do Tribunal de Conta do Estado…
– Deve ser por isso que depois de muitos anos a gente começa a ver aparecer o dinheiro dos nossos impostos em obras pra todo lado que se olha…
Drible legal
Para abrir na quarentena, Havan passa a vender alimentos da cesta básica.
Com isso, embora seja uma rede de lojas de departamentos, a empresa vem conseguindo liminares na Justiça para ser incluída na mesma categoria dos supermercados.
Sem expectativa
Em todo o país, o coronavírus causa estrago em shoppings.
Grifes famosas e lojas mais simples estão tirando o time de campo.
E a expectativa para a definição de uma data para a inauguração do shopping em Umuarama vai enfraquecendo.
Desistiu
Nome forte para disputar a prefeitura de Goioerê, Beto Costa, do Democratas, que já foi prefeito da cidade, anunciou que não pretende mais disputar a eleição.
O atual prefeito, Pedro Coelho, que já havia anunciado que não pretendia disputar a reeleição, pode mudar de ideia com a desistência do mais forte concorrente.
Traído pela frase
Lula pediu desculpas à nação pela infeliz frase que pronunciou manifestando satisfação pelo surgimento do coronavirus por conta das dificuldades para o sucesso de um governo liberal como de Bolsonaro.
Não adiantou, foi engolido pela palavra:
– “Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem e que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.”
Líder do Centrão
No toma-lá-dá-cá inaugurado no governo de Bolsonaro, o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO), pode perder o posto para um nome indicado pelo Centrão.
Segundo matéria do jornal O Estado de São Paulo, os nomes mais cotados para o posto são os dos deputados federais Ricardo Barros (PP-PR), João Roma Neto (PRB-BA) e Hugo Mota (PB).
Nota 10
Nota 10 para a direção e colaboradores da Ultrafarma de Umuarama pela campanha de arrecadação de produtos de higiene, fraldas e álcool em gel para doar aos idosos do Lar São Vicente de Paulo, uma das entidades que enfrentam sérios problemas para atender as necessidades dos nossos velhinhos.
Ele disse:
“A pandemia abre a possibilidade de que governantes gastem o dinheiro público sem seguir os procedimentos de licitação ordinários. Essa elasticidade é importante para atender necessidades emergenciais, mas ao mesmo tempo abre brechas para mais desvios”.
De Deltan Dallagnol, Procurador Federal.
O Mesa Brasil é um programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Uma rede nacional de Bancos de Alimentos atua contra a fome e o desperdício respaldada por mais de 3 mil parceiros doadores.
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) é parceira da iniciativa, o mesmo ocorrendo com o jornal Umuarama Ilustrado, que no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) prioriza a arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras.
Os donativos podem ser entregues no Sesc (rua Domingos de Paula) e na Aciu (térreo do edifício Centro Comercial). Também é possível contribuir sem sair de casa. Basta ligar para (44) 3621-6700 ou 998422-1493 e uma equipe irá buscar. “Vale lembrar que o que for arrecadado ajudará, de fato, as pessoas que mais enfrentam dificuldades”, ressalta o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.