Umuarama

Saúde

Ações do Setembro Amarelo, realizadas pela Prefeitura, têm foco na prevenção ao suicídio

01/09/2021 09H03

Jornal Ilustrado

Um problema grave, que precisa da atenção de todos os cidadãos, a prevenção ao suicídio é tema da campanha Setembro Amarelo, que tem programação especial em Umuarama, em ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Palestras, encontros, debates, apresentações e abordagens especiais acontecem durante todo o mês sob a batuta dos profissionais do Setor de Saúde Mental.

De acordo com a psicóloga Catia Faquinete, coordenadora do Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, o Setembro Amarelo acontece desde 2014 no Brasil, com coordenação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). “O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano”, relatou.

Ela relata que há um número significativo de suicídios todos os anos no Brasil e no mundo. “Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”, conta.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo tem início nesta quarta-feira (1º), com acolhimento e orientações aos usuários do SAP. “Dentre as várias ações que temos planejadas, destaque para a palestra “Saúde Mental e Suicídio: o que tenho a ver com isso?”, direcionada aos profissionais de saúde da Atenção Primária e convidados, com o psicólogo Claudio Leão Junior. Também contaremos com a participação do médico psiquiatra Sebastião Maurício Bianco, que apresenta ações de prevenção ao suicídio para todos os pacientes do CAPS II”, detalha Catia, acrescentando que todas as ações programadas serão divulgadas com antecedência na imprensa e nas redes sociais da Prefeitura.