Cotidiano

NÚMEROS

Acidentes no trânsito diminuem, porém número de mortes triplicou em Umuarama  

13/09/2023 13H09

Jornal Ilustrado - Acidentes no trânsito diminuem, porém número de mortes triplicou em Umuarama  

O 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Umuarama, por meio de seu Pelotão de Trânsito, divulgou nesta quarta-feira (13) os últimos índices de acidentes de trânsito no setor urbano da cidade. Os números mostram uma redução nos acidentes totais e naqueles com vítimas em comparação com o ano passado. No entanto, um dado alarmante merece atenção: o aumento significativo no número de mortes no trânsito em relação a 2022. 

Em relação ao total de acidentes (incluindo danos materiais e com vítimas) em 2023, foram registrados 733 boletins de ocorrência, enquanto em 2022 houve 741 registros. Isso representa uma média de três acidentes de trânsito por dia em Umuarama. Em relação aos acidentes que resultaram em lesões, houve uma redução, com 416 acidentes registrados em 2022 e 392 em 2023. 

Apesar da diminuição nos números de acidentes, os óbitos aumentaram em relação ao ano passado. Até o início de setembro de 2022, foram registradas três mortes no trânsito, enquanto em 2023 já contabilizamos nove vidas perdidas. 

Com o objetivo de proteger a população de Umuarama e reduzir o número de acidentes e mortes, foram divulgados os locais onde ocorreram os acidentes com maior frequência em 2023. As principais causas identificadas foram o avanço de preferencial, desrespeito ao sinal vermelho, uso de aparelho celular ao volante e falta de indicação de seta durante mudanças de direção. 

Jornal Ilustrado - Acidentes no trânsito diminuem, porém número de mortes triplicou em Umuarama  

Os cinco pontos de maior incidência de acidentes são: 

  • Rua Doutor Camargo x Avenida Flórida 
  • Rua Ministro Oliveira Salazar x Avenida Flórida 
  • Avenida Duque de Caxias x Avenida Anhanguera 
  • Avenida Rolândia x Avenida Paraná 
  • Avenida Paraná x Avenida Apucarana 

O 25° BPM anunciou que intensificará as fiscalizações de trânsito em Umuarama, principalmente nos pontos com maior ocorrência de acidentes. O objetivo, segundo a corporação, é restaurar a ordem pública e salvar vidas, reforçando a importância da segurança no trânsito e o respeito às normas de tráfego. 

“A conscientização dos motoristas e pedestres é fundamental para a redução dos acidentes e mortes no trânsito, e a colaboração de toda a comunidade é essencial para tornar Umuarama um lugar mais seguro para todos”, destacou.