Cotidiano

TRAGÉDIA

Acidente em obra resulta na morte de trabalhador em Umuarama 

14/08/2024 17H55

Jornal Ilustrado - Acidente em obra resulta na morte de trabalhador em Umuarama 

Um acidente de trabalho resultou na morte de Anderson Rodrigo da Costa Freitas, de 38 anos, na tarde desta quarta-feira (14), em Umuarama. O incidente ocorreu no Jardim Janina, próximo ao bairro Belo Monte, durante a construção de uma residência. 

Anderson, que trabalhava ao lado de outros dois colegas, foi atingido por uma marquise de concreto que cedeu, prensando sua cabeça contra uma pilastra. Os outros trabalhadores saíram ilesos do acidente. As equipes do Siate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram imediatamente acionadas pelos companheiros de trabalho. 

Ao chegarem ao local, os socorristas encontraram a vítima já sem sinais vitais, com múltiplas lesões graves na região do crânio. Durante meia hora, as equipes tentaram reanimar Anderson utilizando massagem cardíaca, mas, infelizmente, sem sucesso. O óbito foi declarado pouco antes das 13h. 

A Polícia Militar isolou a área até a chegada dos investigadores da Polícia Civil e dos peritos do Instituto de Criminalística. Após a realização dos procedimentos de praxe, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames necessários. 

Segundo informações da família, Anderson deixa seis filhos. Sua esposa faleceu em março deste ano por causas naturais. Ele era o mais velho de três irmãos e recentemente havia se batizado na igreja Assembleia de Deus do conjunto Ouro Branco. 

A Igreja Assembleia de Deus de Umuarama emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento de Anderson: 

“Comunicamos com pesar o falecimento de nosso irmão Anderson Rodrigo da Costa Freitas em decorrência de um acidente de trabalho na tarde deste dia (14/08/24). Ele se batizou no dia 31 de março deste ano e congregava na Igreja Assembleia de Deus do Conjunto Ouro Branco. Em nome de nosso Pastor Presidente Perci Fontoura e toda membresia da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Umuarama, pedimos que o Espírito Santo venha consolar e confortar o coração dos familiares, amigos e irmãos que congregavam com nosso irmão que já descansa no paraíso. Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte. Isaías 57:2.” 

Visivelmente abalada, a mãe de Anderson precisou ser amparada por amigos e familiares no local do acidente. Os irmãos da vítima também estiveram no local.  

As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas, e ainda não há confirmação se o trabalhador utilizava os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários no momento do incidente.