Umuarama

Infraestrutura

Acesso ao centro da cidade pelo Jardim Espanha recebe calçamento

30/10/2018 09H32

As obras estão na reta final na futura ligação da PR-323 ao centro de Umuarama, pelo Jardim Espanha. Após a implantação da ponte, onde a Prefeitura investiu R$ 1,2 milhão, dos aterros, galerias pluviais, pavimentação e iluminação em LED, a empresa responsável pela obra está construindo calçadas e plantando grama. O canteiro central está todo gramado e agora é a vez das faixas laterais das pistas.

A Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes terá, neste novo trecho, passeios seguros para os pedestres – ao lado do pavimento, o projeto prevê duas faixas de grama e uma calçada de 1,20 m em paver, somando três metros de largura. O prefeito Celso Pozzobom lembra que a obra é realizada com recursos próprios, desde a ponte até a pavimentação, iluminação e urbanização. Esta fase da obra está recebendo investimento de R$ 1 milhão 119 mil.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, tem acompanhado a obra pessoalmente e explica que o projeto engloba trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape na parte mais antiga da avenida. “Implantamos 420 metros de galerias pluviais, com tubos de 0,60 cm a 1,20 m de diâmetro. O prolongamento que recebeu asfalto novo tem 310 metros de extensão (falta pavimentar apenas uma parte do acesso à PR-323) e outros 880 metros receberam recape”, lembra o secretário.

O projeto prevê 640 m de calçamento em paver (blocos de concreto), sinalização horizontal e vertical (com a instalação de 97 placas) e 2.150 m² de grama. “Vamos arborizar as calçadas com 70 mudas de ipês. Será um novo acesso ao centro, bem sinalizado, um cartão de visitas para quem chegar à cidade por ali”, acrescentou o secretário. O projeto de iluminação tem 1.180 metros de extensão, nos dois sentidos da via.

A Diretoria de Trânsito (Umutrans) já fez as adequações necessárias e implantou semáforo no entroncamento da Ariovaldo Moraes com a Avenida Parigot de Souza, além de reforçar a sinalização e acessibilidade.