Umuarama

Tecnológia

Acesso à internet cresce 21% em Umuarama e muda hábitos da população

17/02/2020 09H52

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Os umuaramenses estão cada dia mais conectados. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que Umuarama apresentou o maior crescimento anual de acessos à internet, em relação aos municípios de Cianorte e Paranavaí. Neste cenário, a comunidade local apresenta uma mudança de hábitos sociais e de consumo, explicaram os especialistas entrevistados pelo jornal Umuarama Ilustrado.

Segundo os dados recolhidos pelo site Podecomparar, extraídos do Painel de Dados da Anatel, Umuarama conseguiu ser o município com maior crescimento nos acessos à internet em 2019. Na pesquisa Cianorte (com 19.808 acessos registrados em dezembro 2019) obteve um crescimento anual de 13,1%; Paranavaí (com 14.537 acessos no mesmo período) teve queda de 9,3% e Umuarama (com 32.411 acessos) conseguiu o maior crescimento anual (21,4%).

Neste cenário da população conectada, o coordenador do curso de Sistemas para Internet da Faculdade Alfa de Umuarama, Anderson Fernandes, lê tais dados como positivo e mostra que os umuaramenses estão dentro de um mundo com maior volume de informações e conhecimento, mas as pessoas precisam utilizar esses conteúdos com sobriedade. “Um exemplo disso é o setor da política, onde pessoas disseminam as fakenews de forma irresponsável”, disse o coordenador.

Na visão do professor, que atua no setor de negócios na internet há mais de 10 anos, outro ponto de impacto com o maior volume de acesso à internet é o comércio. “As pessoas estão comprando mais pela internet, pois encontram produtos que não tem aqui ou na região, como também pela comodidade. Neste cenário vem o problema do consumo no comércio local, mas algumas pessoas preferem comprar até roupas e sapatos pela internet. Desta forma, o empresário local precisa se atentar para o que está acontecendo no comércio físico, para melhorar essa interação”, alertou.

Dentro dessa mudança de hábitos, Anderson Fernandes ainda ressaltou a ascensão dos aplicativos de delivery de comidas, de transporte e os streaming de vídeo e música. “As pessoas estão pedindo comida pela internet. Estão no trabalho e não precisam mais se deslocar para um restaurante ou a família está em casa querendo jantar junto, em poucos cliques o alimento está pronto. Tenho amigos donos de restaurante na cidade e me ressaltaram que com essa tecnologia estão aumentando as vendas”, disse.

MARKETING PARA ENTENDER

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A publicitária Keila Cerozino, especialista em Marketing Digital e Neuromarketing, lembra que a internet é uma aliada e não uma vilã. Na fala da especialista, o ser humano é quem dá vida para internet. Desta forma, no setor do comércio, os empresários deveriam entender que a rede conecta as pessoas e facilita a disseminação do conteúdo, visando as vendas físicas ou on-line. “A internet é uma ferramenta e precisa ser usada, mas para isso há a necessidade ter um profissional que entenda esse novo mundo”, disse.

No cotidiano, Keila se volta para as relações entre os seres humanos. Para a entrevistada, a internet proporcionou facilidades para as pessoas, como na hora de comer, se deslocar ou até um simples ato de escutar uma música. Entretanto, a especialista alerta para a proximidade e o contato humano, que muitas vezes às pessoas estão deixando de lado. “A internet é nova, há 10 anos o volume de acesso à internet no celular era pouco. Observamos que as pessoas estão como adolescentes que encontram o primeiro amor. Eles ficam deslumbrados e acabam esquecendo de quem está ao redor”, comparou.

“Esse levantamento me lembra de um ditado: [que a dose é a distância que separa o remédio do veneno]. Trazendo essa analogia, acredito que esse aumento, pode ser bom, se tem sido praticado pelas famílias, de forma que une as pessoas, por exemplo, assistirem um bom seriado juntos”, noticiou.

Conhecimento

Os dois especialistas enfatizaram um ponto importante do maior acesso à internet na cidade, que é o conhecimento. Eles ressaltaram, que tudo está na rede e quem tem o foco de buscar conhecimento qualificado consegue, mas para isso o pesquisador precisa buscar, comparar, ler e entender. “Estamos em uma época que o ser humano pode evoluir intelectualmente e espiritualmente com maior facilidade, pois tudo está na internet”, finalizou Keila.