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Acessar um carro novo por assinatura é a nova forma de venda em que os fabricantes apostam

12/05/2021 15H32

Jornal Ilustrado - Acessar um carro novo por assinatura é a nova forma de venda em que os fabricantes apostam

Não deve ter um setor da indústria ou dos serviços que não tenha sofrido mudanças por causa da revolução tecnológica das últimas décadas. A irrupção da internet veio acelerar os tempos, curtas distâncias e simplificar assuntos e processos.

Os efeitos também são percebidos no dia a dia das pessoas, e a pandemia só veio acentuar uma onda de mudanças que tinha começado faz algum tempo. é só pensar em quantas atividades da rotina podem ser feitas sem ter que sair de casa e precisando apenas de uma notebook, smartphone ou tablet. Desde trabalhar e estudar em casa, até fazer compras, consultas médicas e fazer alguma atividade física. De fato, desde o ano passado, o volume de vagas ofertadas pelas empresas com regime de home office cresceu mais de 300% segundo o levantamento feito pelo site VAGAS.com, o que indica que as empresas o consideram efetivo e com tendências a continuar após o fim da pandemia.

As mudanças na rotina também se percebem no comportamento dos consumidores. Anteriormente alguns produtos ou serviços se consideravam essenciais, e hoje em dia nem tanto ou a sua forma de compra sofreu transformações, como no caso do mercado de automóveis. É importante lembrar que ainda é muito forte a ideia de que, quem pode, “deve” ter um carro. Mesmo assim hoje, principalmente nas gerações mais novas (millennials, geração Z), contar com o veículo próprio já não é um objetivo desejado por todos. Já em 2019, um estudo desenvolvido pela Bright Consulting mostrou que, para o ano 2030, os chamados Centennials (aqueles nascidos desde o ano 1997) deixariam de comprar 250 mil carros por ano.

Para se adaptar aos tempos e tendências atuais, os principais atores da indústria vêm desenvolvendo novos jeitos de comercializar os diversos produtos e serviços de mobilidade (é só pensar na revolução de Uber). Nessa linha, muitas montadoras já oferecem a modalidade do chamado “carro novo por assinatura” como alternativa para captar aos consumidores interessados em contar com os benefícios dos veículos mas com condições simplificadas.

A ideia base é esta: tem um setor dos consumidores que não quer mais se preocupar com a burocracia de adquirir um carro novo além de pensar em fazer frente aos custos de seguro e combustível, impostos, etc. A assinatura inclui a maioria dos aspectos anteriores. Nesta operação, o cliente paga uma mensalidade para usar um carro zero quilômetro por um período determinado (geralmente de um a três anos).

Seria um serviço de aluguel de longo prazo, similar ao leasing, só que em momento nenhum o contratante torna-se dono do carro, simplesmente paga pelo uso dele. O mais importante é que no valor estão inclusos os serviços de seguro, impostos, etc. e o motorista só precisa se preocupar com pagar o combustível e possíveis multas. Sete marcas lançaram o programa: Audi, Fiat, Jeep, Renault, Volkswagen e Nissan. Oferecendo pacotes diferenciados, o preço vai depender do modelo, prazo e quilometragem mensal.