Dia de Finados
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) de Umuarama alerta as pessoas com parentes e familiares sepultados no Cemitério Municipal, que faltam apenas quatro dias para o fim do prazo de reformas e melhorias nos túmulos, visando o Dia de Finados (2). A previsão da autarquia para este ano é receber mais de 30 mil visitantes entre o dia 1 e 2 de novembro.
O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Gobbo Maroto, orienta que o prazo máximo para as pessoas que pretendem realizar consertos, reformas e pinturas nos túmulos, como também, reparos nas calçadas termina na sexta-feira (18). O prazo também é o mesmo para requerer e retirar alvarás autorizando a montagem de barracas na frente do cemitério, nos dias 1 e 2 de novembro. O último dia para limpeza e lavagem dos túmulos será o dia 1º de novembro.
Durante toda a semana a Acesf vem realizando melhorias no cemitério com poda de árvores, melhorias em calçadas e também a limpeza. “Nosso objetivo e deixar o cemitério limpo, agradável e acessível para todos os visitantes no Dia de Finados. Esse ano como a data cai no sábado acredito que as visitas comecem na sexta-feira até domingo”, disse Maroto.
No dia 2 também estão previstas quatro missas, sendo duas no período da manhã e duas no período da tarde. Entretanto, segundo o diretor, os horários ainda não foram definidos, depende de contatos entre a Acesf e a paróquia católica responsável por aquela região da cidade. “Caso no Dia de Finados comece a chover, as missas serão realizadas na Igreja Catedral”, ressaltou o entrevistado.
Com o perigo da dengue rondando a cidade, Alexandre Maroto, pede para os visitantes não deixarem lixo espalhados pelo cemitério. A orientação é colocar lixo no lixo e também os vasos com plantas precisam ser furados. “No dia teremos o apoio da equipe de Vigilância Municipal para orientar e fiscalizar tal situação. Temos que ficar atentos a situação da dengue em Umuarama, com cada um fazendo sua parte”, alertou.
Com a limitação do espaço do Cemitério Municipal para novos sepultamentos, a Acesf está convocando as famílias concessionárias a regularizarem a situação dos túmulos. Conforme o diretor da Acesf, o local ainda suporta novos sepultamentos para os próximos dois anos e por isso a ação de regularização é preciso. Do contrário, os terrenos serão revertidos para o município.
Com 240 gavetas prontas para utilização em sepultamentos, o gavetário é uma alternativa aos túmulos tradicionais e apresenta uma série de vantagens, pois a família do falecido não tera custo com manutenção, limpeza ou revestimento da sepultura. As gavetas são padronizadas e com acabamento em granito. “Temos dois blocos concluídos em uma área bem localizada dentro do cemitério e já à disposição”, informou Maroto.