UMUARAMA
Uma operação integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), da Polícia Militar do Paraná, e a Polícia Federal, por meio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), resultou na apreensão de uma grande carga de entorpecentes e na prisão de um homem de 25 anos. A ação ocorreu no âmbito da Operação Protetor, voltada ao combate aos crimes transfronteiriços e ao tráfico de drogas, na noite de domingo (8), em Umuarama.
De acordo com o BPFron, durante patrulhamento ostensivo realizado na rodovia PR-323, nas proximidades de Umuarama, as equipes receberam informações indicando que um veículo Volkswagen Up, de cor branca, estaria transportando substâncias entorpecentes. De posse dos dados repassados, os agentes intensificaram a fiscalização e lograram êxito ao localizar e abordar o automóvel suspeito.
Ao ser abordado, o BPFron informou que o condutor foi submetido à busca pessoal, que não revelou nenhum objeto ilícito. No entanto, ao procederem com a inspeção veicular, os policiais encontraram diversos fardos de maconha no interior do carro. Após a pesagem oficial, a carga totalizou 625 quilos da droga.
Segundo o BPFron, durante o interrogatório preliminar, o preso relatou que havia embarcado o veículo já carregado com os entorpecentes no pátio do Posto Paraná, no município de Guaíra (PR), e que o destino seria a cidade de Paiçandu (PR). Segundo ele, pelo transporte da carga ilícita receberia a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante ao condutor, que foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, juntamente com o veículo e a droga apreendida, para a adoção das medidas legais cabíveis. Estima-se que o prejuízo causado ao crime organizado com essa apreensão chegue a aproximadamente R$ 1.300.000,00.