Cotidiano

OPERAÇÃO SINERGIA

Ação conjunta resulta na prisão de assaltante e de condutor embriagado

27/11/2020 19H48

A Operação Sinergia em Umuarama resultou na prisão de um assaltante e de um condutor embriagado durante essa quinta-feira (27), na primeira fase da ação, que vai continuar em todo o Estado nos próximos dias. O objetivo é coibir a criminalidade e garantir a sensação de segurança da população.

Assalto

A prisão do criminoso foi por volta das 15h30, após a PM ser acionada pela vítima de um assalto a uma loja de celulares. No local os criminosos levaram cinco aparelhos e fugiram, mas a partir de imagens de câmeras de segurança do estabelecimento foi possível encontrar o veículo usado pelos assaltantes, um VW Gol preto.

Segundo a PM o veículo foi encontrado em frente a uma residência na rua Projeta Izaias, no Parque D. Pedro II, em Umuarama. Um jovem de 19 anos, morador da casa, acabou confessando a participação no roubo e no veículo os policiais encontraram um dos aparelhos de celulares roubados, segundo a Polícia Militar. O veículo e o suspeito foram levados para a delegacia da Polícia Civil. Ainda segundo a PM, as vítimas teriam reconhecido o suspeito como um dos autores do crime.

Embriaguez

A segunda situação ocorreu pouco depois, às 16h15, na PR-482, em frente ao Aterro Sanitário de Umuarama, onde era realizada uma blitz. O condutor de um VW Golf preto transitava na rodovia e ignorou a ordem de parada e empreendeu fuga em altíssima velocidade, sendo perseguido por equipes das polícias Civil e Militar.

Ainda segundo a PM, o condutor do Golf estava colocando em risco vários outros veículos que transitavam no momento e por pouco não bateu e atropelou trabalhadores do Departamento de Estrada de Rodagem DER que trabalhavam no conserto da pista.

Colisão

Segundo a Polícia Militar, ao chegar em Maria Helena o condutor continuou em alta velocidade e mais uma vez colocou em risco diversos transeuntes que estavam na cidade, quando então ao virar para na Rua da Consolação, perdeu o controle da direção colidindo em uma árvore bem como esbarrando na viatura da Polícia Civil.

Prisão

O condutor foi abordado e os policiais constataram que estava em visível estado de embriaguez e ao ser realizado o teste do etilômetro apresentou 0,48 mg/l. O homem de 33 anos foi levado para a delegacia da Polícia Civil em Umuarama onde foi autuado por direção perigosa e embriaguez. O veículo foi levado para o pátio do destacamento de Maria Helena.

Dados Estaduais

Em todo o Estado 4.159 servidores públicos da segurança, entre policiais civis, federais, militares, rodoviários estadual e federal, além de agentes das receitas Estadual e Federal e guardas municipais participaram da operação. Somente a Polícia Militar contribuiu com efetivo de 3.702 entre soldados e oficiais.