Região

APREENSÃO

Ação conjunta resulta na apreensão de mais de 1 tonelada de maconha em Guaíra  

06/07/2023 09H46

Jornal Ilustrado - Ação conjunta resulta na apreensão de mais de 1 tonelada de maconha em Guaíra  

Uma operação conjunta resultou na apreensão de mais de 1 tonelada de maconha e de duas embarcações em Guaíra, na noite desta terça-feira (4). 

De acordo com as informações, durante o patrulhamento de rotina no Rio Paraná, a equipe do NEPOM (Núcleo Especial de Polícia Marítima) da Polícia Federal percebeu uma movimentação suspeita de embarcações navegando em alta velocidade, provenientes do Paraguai.  

Imediatamente, eles iniciaram um acompanhamento tático embarcado, contando com a integração de diferentes modalidades de atuação, como terrestre, fluvial e aéreo, em parceria com o GOA (Grupamento de Operações Aéreas) da Polícia Civil do Paraná. 

Após percorrer alguns quilômetros, as equipes integradas, composta por guarnições do BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira) da Polícia Militar do Paraná, TIGRE (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) da Polícia Civil do Paraná, Exército Brasileiro (Pelopes) e Marinha do Brasil, foram acionadas para auxiliar no acompanhamento e busca das embarcações foragidas. 

Jornal Ilustrado - Ação conjunta resulta na apreensão de mais de 1 tonelada de maconha em Guaíra  

O trabalho conjunto e coordenado das forças de segurança foi fundamental para o sucesso da operação. Os criminosos, ao perceberem a aproximação de uma aeronave policial, decidiram jogar as embarcações contra a mata ciliar fechada do Parque Nacional da Ilha Grande, na tentativa de esconder e camuflar tanto as embarcações quanto a carga ilícita. 

No entanto, as equipes não desistiram e iniciaram uma busca minuciosa. Parte da droga estava depositada em meio à vegetação da mata e foi localizada. Ao final da operação, foram apreendidas duas embarcações rápidas carregadas com uma quantidade de 1.122,50 kg de maconha. 

Toda a droga apreendida foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.