conhecimento
Com o objetivo de alinhar o conhecimento com a prática, os acadêmicos do Curso de Direito da UniAlfa Umuarama realizaram no dia 15 deste mês uma visita técnica na 14ª Delegacia Regional de Polícia de Goioerê. Os alunos também vivenciaram a estrutura e funcionamento do local, além do trabalho de ressocialização realizado com as detentas.
Durante a visita também foi realizada a entrega de produtos de higiene pessoal adquiridos pelos alunos em campanha de “Trote Solidário”, promovido pela Faculdade UniALFA. Foram entregues mais de 524 itens, como creme capilar, creme corporal, desodorante roll-on, desodorante em creme, desodorante aerossol antitranspirante, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador.
A visita foi organizada pelo coordenador do Curso de Direito da UniAlfa, o professor Cleberson Cardoso de Oliveira e os professores Valter Sarro de Lima e Rafaelly Mailho Farias.
A visita foi monitorada pela diretora da unidade prisional, Janaína Montenegro, e os estudantes puderam entender como funciona cada setor do presídio. “Acredito que a sociedade deve ser mais próxima das unidades prisionais, para entender que o processo de reinserção do preso faz parte da busca por uma sociedade mais segura e justa”, afirmou Janaína.
O coordenador Cleberson Oliveira contou que os alunos acompanharam algumas atividades desenvolvidas pelas internas. “Eles ficaram impressionados com tudo que vivenciaram, em especial com a organização e limpeza”, contou.
Ainda segundo Oliveira, alinhar teoria com a prática é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos, visando um profissional preparado para sua atuação perante a comunidade. “Os conhecimentos são essenciais para ter uma formação completa e para atender às demandas do mercado de trabalho”, disse.
“A teoria é uma parte indispensável para o aprendizado dos estudantes no período da graduação. Por meio dela, o aluno forma as bases do conhecimento sobre a sua área de atuação e direciona sua trajetória no mercado de trabalho. A teoria, diferentemente da prática, pode ser adquirida em livros, textos, artigos, dentre outros meios”, ressaltou Cleberson Oliveira.