Arquivo

Abraão Hachicho recebe hoje título de cidadão honorário de Umuarama

22/08/2018 00H00

Umuarama – Ocorre às 20h desta quarta-feira, a solenidade de entrega de título de Cidadão Honorário ao artista plástico Abraão Souza Hachicho. A honraria é uma proposição da vereadora e presidente da Câmara, Maria Ornelas e será entregue no plenário da Câmara Municipal de Umuarama em evento aberto a toda comunidade.
De 23 de julho de 1946, natural de Viçosa Alagoas, Hachicho descobriu o dom pela pintura aos 13 anos, em 1959, mas, sua trajetória é marcada por uma série de acontecimentos. Viveu no Brasil até os cinco anos e depois mudou-se com a família para Beirute, Líbano, onde permaneceu até os oito anos. De volta ao Brasil, morou em Nova Esperança-PR, de 1954 a 1968.
Depois de Nova Esperança, Umuarama foi o destino, sendo esta a cidade onde reside até hoje. Em 1975 se casou Casou-se com Valdecir Aparecida, com quem teve três filhos: Fabiana Hachicho Rodrigues, Gisele Hachicho e Alexandre Hachicho. São avós de Juan Marcho Hachicho e Diogo Hassan Hachicho Rodrigues.
O artista também ganhou notoriedade por, em suas telas, retratar Umuarama no início do processo de colonização. Suas pinturas estampam inúmeros estabelecimentos comerciais, repartições públicas, tendo como protagonista principal a Capital da Amizade.