Umuarama

Convenção Coletiva

Horário especial do comércio para o Natal tem data definida

03/10/2019 11H59

comercio-umuarama-natal

Ao contrário do último ano, os sindicatos representantes do comércio de Umuarama fecharam na manhã de quarta-feira(2) a convenção 2019/2020. Dentro do texto, além do reajuste salarial e normas para os trabalhos de sábados e domingo, ficou definido o período de abertura do comércio em horário especial para o Natal.

No acordo fechado, ficou determinado o índice de 5,5% de reajuste salarial, pago retroativo a 1º de junho sobre os salários vigentes. Já o piso salarial para os trabalhadores do comércio ficou em R$ 1397,21 e para office-boy R$ 1.143,98. “Foi um bom acordo para empresários e empregados. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento do comércio local e da encomia de Umuarama como um todo, uma vez que nosso comércio engloba o bolo maior da movimentação em dinheiro da cidade”, ressaltou o presidente do Sindicato Patronal do Comércio José Strassi.
Abertura no período Natalino

No ano passado, as reuniões para definir o trabalho no período de Natal gerou discussão entre as partes, chegando a mediação da Procuradoria do Trabalho. Neste ano, os sindicatos já fecharam as datas deixando os comerciantes e comerciários mais tranquilos. Nos dias 7,14,21,22 e 28 de dezembro o comércio funciona das 9 horas às 17 horas. A abertura das lojas no período noturno será nos dias 13,16,17,18,19,20 e 23 das 9 horas às 22 horas. No dia 24 e dia 31 o comércio fica aberto das 13 horas às 18 horas.

Trabalho aos domingos

Segundo o presidente, José Strassi, em 2018 foi fechado um acordo entre os sindicatos para a possibilidade de funcionamento do comércio em até três domingos, porém, para tanto, o empresário precisa comunicar antecipadamente ambos os sindicatos onde será confeccionado um aplicativo. “Não significa que o meu vizinho abriu três domingo que posso sair abrindo, é preciso comunicar os sindicatos devido as questões da Lei Trabalhista”, alertou.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Miromar Ponciano de Andrade também vê o acordo com uma vitória para os trabalhadores. “Estamos com um reajuste acima do índice da inflação. Isso motiva os trabalhadores a continuarem dando o melhor nas suas empresas”, ressaltou.