Umuarama

Educação

A semente do saber chamada Biblioteca Itinerante cai na estrada em Umuarama

29/03/2019 09H05

angela-russi-biblioteca

Mesmo sem produções tecnológicas para um mundo digital, a Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria – é reconhecida como um projeto de inovação no meio educacional. Sucesso há sete anos, o ônibus biblioteca leva conhecimento, cultura, arte e a paixão pela leitura aos alunos das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil de Umuarama.

Sob a coordenação da professora e escritora Ângela Russi, o ônibus da leitura é equipado com estantes repletas de livros e decorado conforme o tema, que este ano é: “Literatura e Cinema – Livros que Deram Origem a Filmes de Sucesso”. Conforme Ângela, a excursão este ano começa em meados de abril.

A Biblioteca Itinerante visitará 22 Escolas Municipais e 22 Centros de Educação Infantil (CMEIS). São mais de 9 mil crianças que recebem o projeto de estímulo ao hábito pela leitura, cultura e conhecimento. Inserido na literatura, a Biblioteca Itinerante também oferece atividades lúdicas, como: teatro, música e recreações.

O projeto funciona em um ônibus adaptado e já percorreu centenas de quilômetros levando conhecimento e sabedoria.

A Biblioteca Itinerante funciona por meio da Secretaria de Educação de Umuarama e segundo o prefeito Celso Pozzobom, o projeto, como outros, é fruto de parcerias que objetiva o desenvolvimento das crianças e principalmente o gosto pelos livros, pelas histórias. “Desta forma se tornarem adultos ligados no mundo ao seu redor”, disse o prefeito.

biblioteca-itinerante-umuarama

TEMA

Com o tema Literatura e Cinema, a professora Ângela e suas assistentes mostrarão para as crianças, que muitos filmes vieram dos livros. “Chegamos com a apresentação, para toda escola, da peça teatral baseada no livro do Érico Veríssimo – As Aventuras do Avião Vermelho, de 1936. Este livro virou um filme de animação de 2012. As crianças voltam para a sala de aula e cada turma, uma por vez, participam de brincadeiras pedagógicas. Em seguida e em estado de alegria e êxtase, vão para o ônibus conhecer os livros. Isso proporciona aos alunos a não obrigatoriedade de ler, mas ler por prazer, por diversão”, explicou.

Harry Potter, A Fantástica Fábrica de Chocolate e O Pequeno Príncipe, serão algumas histórias que darão o tom da ludicidade do ônibus.

SINÔNIMO DE INOVAÇÃO

São sete anos de Biblioteca Itinerante e em meio ao mundo da tecnologia, o projeto se destaca como inovação sem ter contato com artefatos digitais. “Quando a biblioteca chega na escola é uma festa. Muitas pessoas acham que a tecnologia faz a diferença, não digo que não faz, a tecnologia é uma aliada da educação. Mas, somos mais que tecnologia. Sou contadora de histórias e quando iniciamos um conto as pessoas ficam vidradas. O ser humano é afeto e o cérebro gosta de ouvir histórias”, disse a professora Ângela.

Todo ano o ônibus é preparado artesanalmente. Os mínimos detalhes passam pelas mãos da professora e suas estagiárias.

RECOMPENSA

A maior recompensa para a equipe da Biblioteca Itinerante são as atitudes das crianças e o crescimento intelectual delas. “Você chega em um bairro com menor renda familiar e se pergunta. O que essas crianças têm? Elas não vão ao cinema, o acesso à cultura é limitado. É outra realidade. Mas quando estacionamos a biblioteca e mostramos um outro mundo, percebemos como podemos fazer a diferença. Os olhinhos delas brilham e plantamos uma sementinha ali, pois agora elas sabem que existe algo para buscar”, disse, emocionada, Ângela Russi.