Relembrando
Exibida entre 18 de junho de 2001 e 23 de fevereiro de 2002, no horário das 18 horas, na Globo, “A Padroeira” teve 215 capítulos escritos por Walcyr Carrasco, com colaboração de Duca Rachid e dirigidos por Walter Avancini. Foi nessa trama que Deborah Secco viveu sua primeira protagonista. Também fazia parte do elenco principal Luigi Baricelli, Elizabeth Savalla e Maurício Mattar.
No conturbado Século XVIII, Valentim (Luigi Baricelli) e Cecília (Deborah Secco) são dois jovens que se apaixonam, mas que pertencem a mundos muitos diferentes e vão ter de lutar pela felicidade. Tudo começa em 1717, com a chegada ao Brasil do Conde de Assumar (António Marques) e da sua pequena comitiva, à qual pertencia a jovem Cecília de Sá. O grupo é atacado por um bando de salteadores, liderados por Molina (Luiz Melo), que sequestra a jovem. Mas Valentim surge para salvar a donzela, fazendo nascer um amor que muda para sempre a vida dos dois. O futuro do romance fica comprometido logo que Cecília chega em casa e descobre que seu pai, Dom Lourenço (Paulo Goulart), já tem um pretendente à sua mão, o rico e poderoso fidalgo Dom Fernão de Avelar (Maurício Mattar). O passado de Valentim também é um empecilho para a união dos dois: por ter-se recusado a entregar o mapa de algumas minas de ouro à Coroa, o pai de Valentim foi considerado um traidor, preso e morto numa cela em Lisboa. Motivado pelo amor que sente por Cecília, Valentim não mediu esforços para provar a inocência de seu pai.
Paralelamente ao amor de Cecília e Valentim, a trama também mostrou os pescadores da cidade de Guaratinguetá que tinha uma luta constante: o reconhecimento de Nossa Senhora Aparecida, que realizou milagres após sua imagem ter sido encontrada por eles no Rio Paraíba do Sul.
Em outubro de 2016, a novela foi cedida gratuitamente para ser exibida na TV Aparecida, em comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.