Dr. Eliseu Auth

26/04/2022

A Mãe Terra

25/04/2022 20H07

Jornal Ilustrado - A Mãe Terra

Eliseu Auth

Ainda estamos no mês de abril que lembra Tiradentes e o descobrimento do Brasil no dia 22 que também é o dia da “Mãe Terra”. Aqui pára a irrelevância das datas comemorativas. Não há data mais importante que esta. A mãe Terra é nossa casa, refúgio e lar. Não temos outro lugar para morar. Se não cuidarmos dela, se deixarmos que aqueça e a poluirmos, a nossa existência e a sobrevida dos nossos filhos e netos estará em jogo. É isso que precisa ser pensado, refletido e meditado no dia da Mãe Terra.

A questão ambiental é a mais importante de todas. Temos vivido uma doce ilusão de que o estoque ecológico era infinito quando não é. Agora estamos no limite do aquecimento que chega a 1,5ºC, quando a ONU adverte: “As emissões de gases de efeito estufa que têm causado o aquecimento global estão nos níveis mais altos da história da humanidade”. Tempestades assustadoras, cidades debaixo d´água ou sem água são cenas que vão se tornar cada vez mais comuns se o mundo não agir agora, alertam especialistas do clima. Os próximos anos serão críticos. Se nada for feito, se não houver diminuição no consumo de combustíveis fósseis e carvão, advertem cientistas, o aquecimento poderá chegar a 3,2º no fim deste século.

Cada um de nós, moradores deste planeta pode fazer a sua parte. Plantar e defender árvores que armazenam carbono e trazem chuvas, evitar plásticos, usar álcool em vez de gasolina, esquecer canudinho, usar copo reaproveitável e reciclar o lixo estão ao nosso alcance. E é missão de todos defender a vida no planeta e evitar o voto nos negacionistas do aquecimento e destruidores das florestas. No Brasil, nunca se destruiu tanto os nossos biomas como neste governo que faz ouvidos moucos ao meio ambiente. Nunca houve tanta grilagem, cobiça e garimpagem. Então, que venham aqui e mundo afora, governantes conscientes da importância que tem a questão climática.  

Dói, dizer o que eu disse. Há coisas que precisam ser ditas às claras e alguém precisa dizê-las. Mas, não posso deixar de registrar minha alegria pela eleição do Macron, na França. Nem extrema direita, nem extrema esquerda, um democrata e ambientalista. Quem também gostou é a Mãe Terra.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).