Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

A má conselheira

03/07/2023 21H19

Jornal Ilustrado - A má conselheira

                                                                                                   

     A boa notícia da semana que passou é a inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro por oito anos. Só a ignorância e o golpismo não gostaram. Não podia ser diferente a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O abuso de poder político ficou escancarado. Usou cargo e estrutura do governo para mentir aos embaixadores convocados que nosso sistema eleitoral é fraudulento, só podia dar no que deu. Agora, o Ministério Público precisa se debruçar sobre os fatos e tomar as providências para o possível crime eleitoral. A ver.

     Muitas coisas foram acontecendo no governo do agora inelegível. Nunca houve a devida responsabilização pelos ataques às instituições democráticas e aos seus integrantes. Entendam o que estava por detrás disso porque viram o que acontecia o tempo todo. Não adianta virem com a lorota de que se tratava de liberdade de expressão. Eram ataques, ódio e mentiras não só do inelegível, mas de asseclas também. Chegaram a criar uma narrativa de que a lei aplicada e assegurada pelo nosso Supremo era ditadura. Ditadura da lei? Notem ironia: a lei que põe limites no que se pode fazer ou não, é ditadura para essa gente. Quem não aceita a lei, quer ditadura. Isso é claro como a luz do sol.   

     Espero que os gastos públicos com a estrutura montada, sejam cobrados do responsável pelo abuso de poder. Assim também precisa acontecer com os gastos de dinheiro público em motociatas promovidas país afora. Inclusive em horário de trabalho. Apurem e cobrem! Se não acontecer, será impunidade explícita. E a gente sabe que ela é a pior das conselheiras. 

     As investigações, se constatarem tentativa de golpe contra a Democracia, nos termos da minuta que já tinham, precisam dar em processo, julgamento e cadeia. A democracia, único regime que protege o cidadão, precisa se defender dos aloprados extremistas. Abram os olhos e acautelem-se! Saibam: Essa gente da direita se disfarça atrás do discurso da liberdade sem limites e baba o bordão “Deus, pátria e família” para enganar inocentes e desavisados.

     Vivemos um momento histórico. É chegada a hora de punir os golpistas e o nazi-fascismo que os alimenta. Sejam eles civis ou militares. O TSE só fez uma parte. Se não fizermos a responsabilização civil e criminal, tentarão de novo. Não tenham dúvida de uma coisa: A impunidade é má conselheira.

     (Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).