Dr. Eliseu Auth

25/01/2022

A Invasão da Ucrânia

25/01/2022 04H18

Jornal Ilustrado - A Invasão da Ucrânia

Eliseu Auth

Não bastassem os problemas do mundo com fome, aquecimento global, terrorismo, ditadaduras e negacionismo, agora estamos diante da ameaça de invasão da Ucrânia. A desordem que pode dar em guerra, só poderia ser gestada e parida no regaço de um ditador megalomaníaco. No caso, é Vladimir Putin. Formado nas hostes da ditadura comunista, esse ex-espião da KGB, órgão da polícia secreta da União Soviética, montou uma máquina de dominação que assegura sua perpetuação no poder. Adversários e críticos são eliminados ou presos. Já anexou a Criméia da que pertencia à Ucrânia e agora ameaça invadir esse país que já integrou a União Soviética.

Pois é. Imaginem isso. Pode mergulhar a Europa e o mundo em conseqüências as mais terríveis. Tentem imaginar uma guerra e o caos econômico, social e político, neste tempo de interdependência. Como foi na última guerra mundial, a causa de tudo é um ditador obcecado pelo poder. Aqui é Vladimir Putin. Aos que flertam com esse tipo de tirano, bem do jeito de Stalin, Hitler, Erdogan e outros sheiks por aí, gente que não dá a mínima para constituições e leis. Abram os olhos para não se queixarem depois.

Para não ficar só no pesadelo da ameaça do Putin, vou a Gabriel Boric, um líder estudantil do Chile que pregava justiça social e ensino público gratuito e universal. Pois é. Ele é o novo presidente do Chile. Derrotou o ultra-direitista José Kast, cria do ditador Pinochet. Foi uma vitória da democracia sobre a ditadura. As idéias de Boric são contra qualquer tipo de opressão ou tirania. Assim mesmo os extremistas mentiam que sua eleição daria no comunismo. Essa conversa Hitler já fazia contra os democratas de Weimar. Se esquerda significa defender o Estado Democrático de Direito, então sejamos da esquerda. Os extremistas da direita chilena que ouçam seu novo presidente:

“Em nosso governo, o compromisso com a democracia e os direitos humanos será total, sem apôio a nenhum tipo de ditadura e autocracia, doa a quem doer”. Prestem atenção: Bolsonaro já disse que não irá à posse desse democrata. Não concorda com suas idéias. Mas, também já disse que vai visitar Putin, o ditador que ameaça a paz no mundo com a invasão da Ucrânia.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).