Vida e Cultura

A “Escolinha do Golias” deixou saudade

08/08/2020 07H13

Jornal Ilustrado - A “Escolinha do Golias” deixou saudade

Um dos últimos grandes sucessos de Ronald Golias foi exibido na tela do SBT na década de 90

Chacrinha já dizia que na televisão “nada se cria, tudo se copia”. E o Velho Guerreiro tinha razão. Pegando carona no sucesso da “Escolinha do Professor Raimundo”, que era exibida pela Rede Globo, o SBT lançou em 1990 a “Escolinha do Golias”.

No elenco principal tinha Ronald Golias, Carlos Alberto de Nóbrega, Nair Belo e Consuelo Leandro, entre outros.

Professor Caliostro (Carlos Alberto de Nóbrega) assumiu o difícil papel de mestre da “Escolinha do Golias”, que a todo custo tentava colocar ordem na classe. Pacífico (Ronald Golias) era o aluno “engraçadinho”, sempre brincando na aula e deixando o professor maluco. Outros personagens incluíam Alemanha (Patrícia Opik), a “queridinha” do professor; Pazza (Nair Belo), Paçoca (Marta Pessoa) e Severina (Consuelo Leandro).

A primeira temporada da atração foi a de maior sucesso. Sua estreia aconteceu no dia 11 de julho de 1990. Inicialmente foi exibido as quartas-feiras, às 21h30. Em agosto de 1995, o programa humorístico passou a ser exibido diariamente, no final das tardes, estreando novas aulas e novos personagens.

No final de 1997, a “Escolinha do Golias” exibia a sua última temporada, com novo cenário, que se passava no intervalo das aulas, em esquetes de curta duração e novos personagens; Aguidalberto Boa Pinta (Otaviano Costa), João Paulo Silvino (Paulo Silvino), Norton Nascimento e o velhote Professor Bartolomeu Guimarães, interpretado por Ronald Golias, deram o ar da graça neste ano.

Em 2007, o SBT voltou a exibir a atração, mas sem o Ibope desejado, a “Escolinha do Golias” saiu novamente do ar e nunca mais retornou.

Lembrando que Ronald Golias, intérprete de Pacífico, principal aluno da “Escolinha”, faleceu em 27 de setembro de 2005, com 76 anos de idade. Uma grande perda para o humorismo