Cotidiano

SOLIDARIEDADE

7º BPM comemora 52 anos com campanha de doação de sangue

23/06/2020 18H07

Cruzeiro do Oeste – A pandemia do coronavírus trouxe a necessidade de novos hábitos de higiene, de socialização e também de como comemorar datas festivas. Pensando nisso, o comando do 7º Batalhão da Polícia Militar marcou os festejos dos 52 anos da corporação em Cruzeiro do Oeste de uma maneira diferente.

Ao invés do tradicional desfile militar, a opção foi por ajudar a salvar vidas. O gesto de solidariedade era simples: um convite aos policiais militares lotados na área do 7º a doar sangue. A coleta começou na manhã desta terça-feira (23), no Hemonúcleo de Umuarama e vai se estender na quarta-feira (24).

A ideia foi reforçar os estoques do banco de sangue, que atende a toda a região e em um momento delicado para a saúde pública, sempre é bem-vindo. Alguns dos militares já são doadores periódicos e outros tiveram a experiência pela primeira vez.

DOADOR

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

REQUISITOS PARA DOAR:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. (Fonte Ministério da Saúde)

HISTÓRIA

O 7º Batalhão de Polícia Militar comemora seus 52 anos de existência. Sediado em Cruzeiro do Oeste foi criado no dia 25 de junho de 1.968. Atualmente é comandado pelo major Edson Kamakawa e conta com um efetivo de 149 policiais militares para atender mais de 142 mil habitantes distribuídos em toda a sua área territorial de 5.717 km2, que abrange 13 (treze) municípios, sendo divididos em duas companhias com sedes em Cruzeiro do Oeste e Goioerê.