Aragão Filho

18/0/3/2022

Lançamento

18/03/2022 05H28

Jornal Ilustrado

A escritora Maria Cristina Madeiro ao lado da irmã Márcia, do cunhado Geraldo Matias e dos sobrinhos Tiago e Guilherme

A professora e escritora Maria Cristina Madeira está com novo livro na praça. Com o título “ Marcas que não se Apagam”, o livro teve lançamento sexta-feira passada na livraria A Página no Shopping Palladium e foi prestigiada por dezenas de leitores amigos e familiares da professora. É uma dica para uma boa leitura. Prestigiem a publicação!

Coelho

Entre as prateleiras do varejo farmacêutico circula a informação de que a Salcobrand, uma das três maiores redes de drogarias do Chile, com faturamento na ordem de US$ 1 bilhão, prepara sua entrada no Brasil, cuja porta de acesso ao mercado interno pode ser o Paraná.

O setor varejista de farmácias é chamado de “coelho”, tamanha a velocidade com que se reproduz.

Policromático

Acredite, nada passa mais depressa do que os anos…

Escrito apenas ontem…

As ilusões não são culpa dos outros. São culpa nossa, que por fraqueza ou medo ou ignorância nos deixamos aprisionar por elas. Reconhecer isso já é, de certa forma, um princípio de salvação.

– João Pereira Coutinho.

Castelada

O inconstitucional de hoje é a jurisprudência de amanhã…

– Carlos Castelo.

Números

Números não mentem, mas quem apresenta os números pode ser um grande mentiroso.

O ex-presidente Lula tem espalhado lista com o que se compra com R$ 200 em 2010 comparando com o que se compra hoje.

Omite propositalmente que o valor em 2010 equivalia a 40% do salário mínimo da época e apenas 16,5% do atual.

Mas, vai que cola…

Papo de mãe

– Meu filho teve dois casamentos que não deram certo. A primeira mulher o deixou…

E a segunda? – Perguntou a amiga.

Foi pior ainda. Ela ficou…

Incoerência

Deputados sem máscara se aboletaram no plenário da Assembleia para votar a favor da manutenção do uso obrigatório da máscara.

Vê se é possível…

Papo rápido

– Censura a filme de Danilo Gentili irá para a lata do lixo da História…

– Que é para onde a porcaria do filme também deveria ir…

Trilha sonora

A trilha sonora da coluna é das arretadas meninas do Trio Sinhá Flor.

Quem tem a cabeça aberta para qualquer gênero, estilo e ritmo, desde que seja um som bem tirado, não custa dar um tempinho para a sinfonia das excelentes Cimara Fróis, Talita del Collado e Carolina Bahiense.

É som de um Brasil que tem cheiro, sabor e cor de Brasil.

Tem Procissão, Ponteio, Canto de Atravessar…

Macedão

Macedão mandou dizer, indignado, que só ficou sabendo agora que tinha uma lei que obrigava usar máscara no Paraná.

E quer saber mais:

– Se antes já era aquela babel toda, agora que tá liberado, como vai ficar?

Casa de passagem

Uma audiência pública sobre as Casas de Passagem Indígenas no Paraná vai debater a implantação das casas nas principais cidades por onde os índios passam rotineiramente, como é o caso de Umuarama.

Encontro virtual que acontece na segunda-feira, dia 21, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná.

Iniciativa válida.

Castelada

Decepção é sempre grande, não existe decepcinha.

– Carlos Castelo.

Prefeita Helena Bertoco realiza

reunião com o Poder Legislativo

Na terça-feira passada, a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco esteve reunida com os integrantes do poder legislativo em seu gabinete para tratar de diversos temas do município.

A prefeita repassou aos vereadores as providências da administração diante ao incêndio da Escola Municipal Rocha Pombo e também ressaltou o trabalho que está sendo realizado com as vítimas dos alagamentos que o município sofreu no último final de semana. Em uma conversa técnica explicou sobre o problema de infraestrutura do município e as ações que serão tomadas. Aproveitou o momento para atualizar os vereadores sobre os projetos de investimentos, recursos que o município irá receber para desenvolver ainda mais o setores; econômico, educação, saúde, agricultura e o turismo.

Os vereadores também trouxeram reivindicações da população e ideias nas quais a prefeita ouviu atentamente e ressaltou que diante toda situação que Cruzeiro do Oeste está passando nesse momento, a câmara continua sendo parceira da administração e trabalhando para o povo, garantindo a transparência e a responsabilidade nas ações desenvolvidas em benefício da população.

Participaram do encontro a Presidente da Câmara, Rosy Anne Bertoco; os vereadores, Cleverson Chagas; Milton de Freitas; Pedro Francisco; Carlos R, Alegria; Lurdes Moretto; Priscila Cavalcante; Nádya Massé e Marcos Toth.

Jornal Ilustrado

Prefeita Helena mantém a tradição de se reunir constantemente com os vereadores

Alunos da rede municipal recebem cartilha

sobre cuidados com animais de estimação

Jornal Ilustrado

Alunos da rede municipal de ensino de Umuarama vão receber uma cartilha especial, que conta a história de Mila e sua luta para que as pessoas não abandonem seus bichinhos de estimação. O material foi produzido por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) com a Secretaria Municipal de Agricultura e será entregue a todos os 3.500 alunos das 22 escolas municipais.

A iniciativa de distribuição da cartilha é da chefe da Divisão de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Agricultura, a médica veterinária Sharon Karla Lüders Meza. Ela conta que investir na educação de crianças e adolescentes a respeito dos cuidados com os animais de estimação é fundamental para garantir a proteção dos animais. “Cada vez mais os pets, como são conhecidos os animais de companhia ou de estimação, estão ganhando espaço nas famílias brasileiras. Cuidar para que eles tenham uma vida digna é obrigação de todos os que assumem a responsabilidade de adotar um animalzinho”, pontua.

A cartilha “Mila e os Animas de Companhia” é uma criação de Suellen Antunes, Daniela Tozetto e Girlene Pazini Joacob, todas elas profissionais que atuam na Sedest. “A ideia é falar para as crianças, de forma clara e objetiva, sobre a responsabilidade de se ter um animal sob sua tutela. É um trabalho de sensibilização e conscientização de hábitos das pessoas, melhorando as condições de vida desses animais”, detalha Sharon.

O material traz ainda um calendário de vacinação para cães e gatos, dicas de como escolher um pet e até informações sobre a importância de se denunciar maus tratos aos animais. “Estimativas do IBGE mostram que há mais cães do que crianças em lares brasileiros, sendo até considerados membros da família, porém há muitos deles que padecem e sofrem com maus tratos. A leitura da cartilha Mila e os Animais de Companhia vai indicar caminhos para que todos tenham um olhar diferenciado sobre os pets”, observa a médica veterinária.