2/09/2021
Quem passa pela cidade de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, percebe que a cidade está mais vibrante, colorida, com mais vida, uma delícia de ver e parar por algumas horas apenas para apreciar todo o que há.
E tem coisa linda de se ver.
A começar pelas incríveis obras do artista plástico conhecido em todo o Cone Sul pelo nome artístico “Podicrê’.
Uma das suas mais recentes criações, um cavalo todo feito restos de galhos e cipós, ganhou adereço especial para a Semana da Pátria.
Parabéns, Mundo Novo!
Aliás, como é que pode um sujeito pirado, zureta das ideias, se transformar no melhor prefeito que Mundo Novo já teve em toda a sua história, como Valdomiro Sobrinho?
Sem desfile no Sete de Setembro em Umuarama
Devido à pandemia de coronavírus, novamente não haverá desfile cívico-militar em Umuarama no Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro – e nenhuma outra atividade que possa gerar aglomeração de pessoas. O prefeito Celso Pozzobom participará nesta data, da cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, às 8h, na Praça Miguel Rossafa, em evento coordenado pelas Forças de Segurança do município.
Casteladas
Procura-se nutricionista que ensine a parar de alimentar expectativas.
– Carlos Castelo.
Do Marvadão
Furacão Ida devasta costas dos Estados Unidos.
Ainda bem que não temos furacões no Brasil.
Mas, em com-pen-sa-ção…
Complete aí.
– Celso Ribeiro.
Horário de Verão
Para enfrentar a crise hídrica e energética, há pressão para a volta do horário de verão.
Oras, mas o horário de verão não acabou exatamente porque a economia de energia era tão pequena que não justificava o sacrifício imposto ao “horário biológico”?
Antigão
Antigão é quem é do tempo em que a abertura da Semana da Pátria tinha solenidade festiva, a criançada agitava bandeirinhas, os professores se esmeravam nas apresentações e o ponto alto era o desfile cívico de 7 de Setembro?
Ela disse:
“As refeições têm gosto de comida feita pela mãe da gente. Estar internada não foi fácil, mas as refeições ajudam a aliviar. Obrigada as copeiras sempre muito atenciosas e a todos que preparam a comida”.
De Angela Tomazinho de Oliveira, de Umuarama, que ficou internada 40 dias no Cemil, num elogio que emocionou a nutricionista chefe da cozinha do hospital, Caroline Alves, e todos os 22 colaboradores, entre nutricionistas, cozinheiras, auxiliares de cozinha e copeiras, que cuidam de tudo em três turnos.
Piada pronta
O PT está elaborando um “Programa de Combate Ostensivo à Corrupção”.
O partido quer adotar o “Manual Anticorrupção” para se apresentar ao distinto público eleitor.
Parece piada, e é…
Papo rápido
– Hoje há dois tipos de pessoas debatendo os problemas nacionais…
– Antes de saber quais são os dois tipos, recomendo muita distância dos dois…
Trilha sonora
A trilha sonora de hoje é um tremendo mix de algumas coisas boas que estão por ai, nos combos de quem nunca esqueceu o que é bom:
Tem a banda alemã Scorpions, a inglesa Dire Straits e os dab boys de Boston Aerosmith.
Não precisa seguir tudo que o antigão aqui recomenda, curta o que achar bom e basta.
Escrito apenas ontem…
Há em mim um velho que não sou eu…
– Otto Lara Rezende.
E já que perguntar não ofende…
A cidade se preparando para um final de ano que pode ser ou não a virada na chave econômica e os ‘líderes’ políticos disputando apenas quem vai ficar com o troféu maior, o poder, é assim mesmo, produção?
O prefeito Celso Pozzobom esteve no lançamento do projeto cultural
O prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, participou do lançamento do projeto Mais Cultura nos Bairros, que dentre outras ações, vai oferecer aulas gratuitas de violão aos cidadãos umuaramenses. A primeira aula foi realizada na associação de moradores do bairro Jardim Belvedere e reuniu dez alunos, com idade entre nove e 13 anos.
Segundo Talita Minhoni, diretora da Fundação Cultural, o projeto foi desenvolvido por determinação do prefeito, que quer promover a cultura por meio da musicalização. “Tocar um instrumento, como o violão, representa expandir a mente, abrir a cabeça e a alma para o mundo da música. Estamos realmente levando um mundo novo de oportunidades para dezenas de pessoas”, analisou.
A diretora conta que qualquer cidadão umuaramense pode participar das aulas de violão. “A idade mínima é de nove anos. Qualquer pessoa acima dessa idade pode participar, sem pagar nada. Quem já tem violão, pode levar, mas quem ainda não possui o instrumento, a Fundação Cultural vai emprestar para que o aluno faça as aulas”, comenta.
A primeira associação de moradores a receber o projeto foi a do Belvedere, na terça-feira (31/08), mas ainda ontem (1°) também teve início novas turmas no Primeiro de Maio e no Alto São Francisco. “Nosso objetivo é expandir o programa para mais e mais associações. Vamos formar turmas com no máximo 10 alunos, para garantir um melhor aprendizado. Dependendo do bairro, abriremos entre 30 e 40 vagas”, explicou Talita.
Ela conta ainda que as aulas terão entre 40 e 50 minutos de duração, com o professor Sandro Luiz, sempre em horário comercial (das 8h às 17h). “Vale destacar que as aulas são para principiantes – ou iniciantes no instrumento. Estamos mantendo rigorosamente os cuidados contra o coronavírus. E para se candidatar à uma vaga, basta entrar em contato com a Fundação Cultural pelo telefone (44) 3621-4112 ou preencher um formulário no endereço eletrônico https://forms.gle/cjoyQPTTmKxBaG4T8”, finaliza.
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) retomou neste dia 1º o recadastramento da titularidade dos túmulos existentes no Cemitério Municipal de Umuarama. O processo será realizado somente com agendamento de horários, a fim de evitar aglomerações, além da atenção às demais medidas de enfrentamento da pandemia de coronavírus.
Desta forma o procedimento pode ser realizado com tranquilidade, sem aglomerações, e obrigatoriamente com o uso de máscara. A estimativa é de que haja cerca de 13 mil túmulos no cemitério de Umuarama, porém o número de pessoas sepultadas é muito maior – cerca de 50 mil, desde a instalação do campo santo.
“Não há um prazo final para o recadastramento. Vamos realizar o processo de forma ordenada, com os agendamentos, sem tumulto nem fila. É importante que todas as pessoas que possuam título de concessão procurem a Acesf para atualizar o cadastro”, orienta o diretor da Acesf, Alexandre Maroto. Segundo ele, os responsáveis devem comparecer à administração com documentos pessoais e o título de concessão do terreno. O recadastramento é gratuito.
A Acesf fica na Avenida Parigot de Souza (Zona I) ao lado do Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa. Para mais informações e agendamento de horário para atendimento, os telefones são (44) 3622-5878 e (44) 3626-1040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.