Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Que querem os negacionistas?

27/10/2020 08H31

Eliseu Auth

Negacionistas são contra a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável e perturbadora. É um mecanismo que vem de crenças religiosas ou de interesses de quem nega. Sempre afrontam a ciência e a lógica como os “terraplanistas” que negam que a terra é redonda (elíptica) e os que negam a evolução das espécies para não afrontar a história de Adão e Eva.

No último debate presidencial com Biden, Trump reconheceu que sabia da gravidade da pandemia que assola o mundo. Mesmo assim, de olho na sua reeleição, escondeu a realidade e disse que era mera gripe. Quis colher dividendos políticos e pousar como homem forte. Negou a ciência que indicava isolamento social e uso de máscaras para enfrentar o vírus. O nosso presidente correu atrás e, feito ventríloquo do negacionista do norte, replicou o mesmo discurso. Os dois, ao invés de liderarem suas nações para um enfrentamento da questão sanitária, riram da ciência enquanto milhares e milhares de pessoas foram morrendo sufocadas pela “kovid”. Saibam ambos que a história não vai perdoá-los e as conseqüências estão por vir…

Não é acaso. Ambos, Trump lá em cima e Bolsonaro aqui embaixo, também negam o aquecimento global. Não escutam os cientistas que clamam em voz rouca, pela interrupção do processo de emissão de gases causadores do efeito estufa. Lá em cima, afagos para a indústria do petróleo, desleixo com as reservas ambientais da Nova Inglaterra e deboches à energia limpa. Cá embaixo, tolerância com a grilagem, desleixo com o Ibama e a fiscalização dos desmates, enquanto queimam como nunca os sagrados biomas do Pantanal e da Amazônia, riquezas ambientais que o Brasil de ontem preservou.

Não bastasse, agora o presidente se preocupa em desconstruir a vacina do nosso Butantã que está saindo da forma. Deveria regozijar-se com as vidas que salvará. Do alto de seu posto, proclama que ninguém será obrigado a tomá-la. Bom, aí é mais um desserviço e a Justiça terá que entrar em campo. Ninguém. Ninguém mesmo é obrigado a ficar exposto à contaminação de quem se nega a tomar a vacina. Sem querer ofender a quem discorda das minhas posições, tenho que perguntar: Que querem os negacionistas?

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).