UMUARAMA
Durante as eleições municipais deste domingo (6), o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atendeu a 10 ocorrências de irregularidades em Umuarama e nos municípios que fazem parte de sua área de atuação. O balanço foi finalizado às 17h15, e as situações envolveram desde boca de urna até ameaças a candidatos.
Em Umuarama, a PM encaminhou cinco pessoas à delegacia após quatro ocorrências de natureza eleitoral. Em outros municípios, houve registros de irregularidades como boca de urna captada por drone, uso indevido de bandeiras de campanha em veículos, fotografias de urnas e ameaças a candidatos. As cidades de Brasilândia do Sul, Icaraíma, Alto Piquiri, Altônia, Francisco Alves e São Jorge do Patrocínio foram palco dessas infrações.
O Tenente-Coronel Cláudio Longo, comandante do 25º BPM, informou que, apesar das ocorrências, não houve registros de violência grave ou crimes maiores, como disparos de arma de fogo ou confrontos. “Nenhum incidente grave foi registrado, o que demonstra que, em geral, o pleito transcorreu de forma tranquila em nossa região”, relatou Longo.
Flagrante de compra de votos
Entre os registros do dia, uma ocorrência de compra de votos chamou a atenção. Segundo o Tenente-Coronel Longo, uma equipe de investigação do 25º BPM flagrou o repasse de dinheiro a um pedestre, que foi posteriormente detido com o valor em espécie. O suspeito foi candidato a vereador e o caso será investigado pela Polícia Civil. “Isso configura o crime eleitoral, e a situação a seguir para a Polícia Civil”, explicou o comandante.
Ocorrências em Umuarama