UMUARAMA
Além de disseminar a prática de atividades físicas para combater o sedentarismo, o 1º Passeio Ciclístico da Juventude chamou a atenção para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, oferecido pelo Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa. O Ceju atende centenas de jovens de 10 a 17 anos em contraturno escolar com serviços sociais, oficinas culturais, esportivas e de lazer, além de cursos e qualificação.
O passeio foi um grande sucesso, reunindo cerca de 300 ciclistas de várias idades. “A ideia teve o apoio do prefeito Celso Pozzobom, que foi representado no evento pela primeira dama Dulce Barreiros Pozzobom, ao lado do secretário da Assistência Social, Amós Westphal, e demais secretários”, informou o chefe da Divisão da Juventude e coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira.
A largada ocorreu por volta das 8h de quarta-feira, 15, na frente do Paço Municipal. Os participantes percorreram cerca de 12 km, passando – ao longo do percurso – por pontos turísticos, bosques e praças da cidade, encerrando no Centro da Juventude com a distribuição de sorvetes, frutas e água.
“Tivemos pontos de hidratação ao longo do trajeto para rebater o calor do dia do passeio – feriado em comemoração ao Dia da Proclamação da República do Brasil – e sorteio de brindes ao final, além das quatro bicicletas que foram os prêmios principais”, acrescentou o coordenador do Ceju.
Os ganhadores das bicicletas foram Julia Danelo Corradim, numeral 137; Rodrigo Rocha Rosa de Medeiros (156); Augusto Cavalcante Gutierrez (179); e Paulo de Oliveira (194).
O passeio foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social e do Ceju, em parceria com as rádios Aline e Massa FM, Sanepar, Dias Bike, Via Ciclo, Ri Happy, Unipar, Colégio Sapiens, MTB Umuarama, Virtual Esportes, Jam e TK Acabamentos, com apoio de várias secretarias municipais.
Os participantes doaram mais de 100 quilos de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para os centros de referência da Assistência Social (Cras) para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade. “O Ceju é um espaço aberto à população em geral, embora o público-alvo sejam os adolescentes. Em breve teremos outra competição para agitar a garotada, mas a modalidade é uma surpresa. Vamos resgatar uma brincadeira de infância e tenho certeza que vai ser um grande sucesso”, completou Jefinho, agradecendo a todos que colaboraram para o passeio da juventude.