Umuarama

Saúde

Campanha Outubro Rosa terá abertura sexta-feira no Centro Cultural Schubert

03/10/2018 10H11

A abertura da campanha Outubro Rosa 2018, em Umuarama, será realizado no Centro Cultural Schubert, sexta-feira (5), às 20 horas. O evento contará com apresentações do Coro Municipal, Cia Schubert e corais da Uopeccan. A entrada é aberta para toda população e será um quilo de alimento não perecível, que será doado as famílias atendidas pelo Hospital do Câncer.

Conforme a coordenadora do movimento Umuarama Rosa, Valdete Sperandio, a campanha Outubro Rosa chega para alertar tanto as mulheres quanto aos homens da necessidade da prevenção durante os 12 meses do ano. A campanha tem parceira entre Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Clube de Umuarama Catedral, Unipar, Uopeccan e Legião Feminina de Combate ao Câncer de Mama.

Neste ano, o tema é da campanha é: “Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz” e contará com várias atividades ao longo do mês de outubro. “As unidades de saúde continuam realizam os atendimentos preventivos, com maior enfase na saúde de mulher. Também vamos ter na unidade do Parque Industrial, no dia 13, um evento voltado para as mulheres do bairro. Além de palestras, pedalada e outros eventos voltados para a prevenção contra o câncer e demais doenças”, disse Valdete.

No dia 10 deste mês a atividade será no Sesc de Umuarama, a partir das 19 horas. No local haverá uma abertura e posteriormente palestra com a médica Josiane Saab Rahal. O tradicional evento Chá Rosa será no dia 27 de outubro na Casa da Amizade. “Alguns eventos ainda estamos confirmando a data e horário e serão repassados pela comunidade”, ressaltou a entrevistada. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 40 mil mulheres recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer de mama no Brasil.

DIA D

No próximo dia 20 de outubro, o Hospital Uopeccan de Umuarama vai promover o Dia “D” do Outubro Rosa. O evento será realizado no próprio Hospital (Av. Paraná, nº 7592), entre às 08 horas e 12 horas. As primeiras 60 mulheres que chegarem ao local poderão realizar a mamografia no dia e a partir da 61ª, será oferecido o agendamento para datas futuras. Além do exame, também serão dadas orientações sobre o autoexame da mama e exames de glicemia e colesterol serão realizados em parceria com o SESC.

PREVENÇÃO O ANO TODO

Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan. Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.