Cotidiano

EM UMUARAMA

Secretaria de Habitação fará consulta pública do Programa Vida Nova na sexta-feira

24/07/2023 17H51

Jornal Ilustrado - Secretaria de Habitação fará consulta pública do Programa Vida Nova na sexta-feira

Dentro das ações do Governo do Paraná para oferecer moradias dignas às famílias em situação de vulnerabilidade social (principalmente aquelas residentes em assentamentos precários ou mesmo favelas), o destaque fica para o Programa Vida Nova, coordenado pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação. Em Umuarama o projeto será apresentado às 14h no Anfiteatro Haruyo Setogutte na próxima sexta-feira (28), em consulta pública que contará com a participação de secretários municipais, líderes religiosos, instituições de ensino e representantes de órgãos da saúde e demais órgãos do Estado.

Gilmar Carlos Garcia, secretário municipal de Habitação, conta que a consulta pública é um momento importante para apresentar os detalhes do programa, que é uma parceria do Estado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Representantes da Cohapar vão falar sobre questões diversas como logística, aspectos legais, necessidades e documentações, entre outros pontos. Eles também vão falar sobre áreas de intervenção passíveis de permanência ou remanejamento e principalmente sobre como podemos melhorar a qualidade de vida da população, investindo em saúde, educação, trabalho, meio ambiente e ações comunitárias”, explica.

O prefeito Celso Pozzobom também vai participar da consulta pública, que será transmitida via internet pelo YouTube da Cohapar, no endereço https://www.youtube.com/@cohapar1783. “Seguramente este programa é muito especial, porque ele busca privilegiar às famílias que mais necessitam de uma residência, que vivem áreas de ocupações irregulares, insalubres, suscetíveis a alagamentos, inundações e/ou riscos ao meio ambiente”, observa.

O programa Vida Nova está sendo implantado em várias cidades do Paraná e a participação ativa de todas as pessoas envolvidas nesse processo, desde técnicos e representantes das secretarias e prefeituras, até famílias que desejam conquistar uma residência. “Por meio do engajamento contínuo e da colaboração entre todas as partes envolvidas, será possível transformar a vida das famílias beneficiadas e promover um ambiente de desenvolvimento e bem-estar para a comunidade”, finaliza Jorge Luiz Lange, diretor-presidente da Cohapar.