Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Reverência ao Mestre-Escola

01/08/2023 18H36

Jornal Ilustrado - Reverência ao Mestre-Escola


O ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” sabe que a educação é a condição fundamental para o desenvolvimento de uma Nação. O nome vem do latim: “e-ducere” que é conduzir para fora (da ignorância). Nela está o conhecimento do mundo que nos cerca e o domínio da ciência que só se alcança com muito estudo, muita pesquisa, bons professores, boas escolas e boas universidades. Essas são as verdadeiras armas que garantem a independência e a liberdade de um povo. Não é o revólver, o fuzil ou o tanque de guerra. “Non sunt armae qui Republicam servant, servant mores”, já reconhecia o senado de Roma. Certamente já tinham comparado a Esparta decadente dos guerreiros e a pujante Atenas dos filósofos, pensadores e academias.

Posso não ter razão, mas para mim Castro Alves foi e ainda é o maior dos poetas desta terra de Santa Cruz. Nos seus versos esbanja conhecimento, inconformidade com injustiças e doçura quando em ternos enleios de amor. Lúcido, via além do horizonte e homemageou cultura e conhecimento no poema “O livro e a América”. Ali advertiu: “Filhos do séc´lo das luzes! Filhos da Grande Nação! Quando ante Deus vos mostrardes, tereis um livro à mão: O livro, esse audaz guerreiro, que conquista o mundo inteiro sem ter Waterloo…Éolo de pensamentos, que abrira a gruta dos ventos, donde a igualdade voou!”

Faço estas reflexões como contraponto ao pouco caso que vimos com a cultura e a educação nos últimos quatro anos. Foi um tempo de descaso com Escolas, pesquisa e Universidades. Um tempo perdido. Até acho que foi estratégia e método dos autocratas que cultuam a dominação e impedem que as pessoas pensem. Não lhes interessam universidades, ciência, pesquisas e pensadores. Educação faz pensar e é democrática. Liberta e é inclusiva para menos favorecidos. Nem o demagógico verniz de escolas cívico-militares é lenitivo para o descaso. Disciplina e hierarquia têm lugar de ser, mas não substituem a formação do mestre-escola preparado e talhado para educar, debater idéias, dar asas ao conhecimento para criar, voar e subir. A educação verdadeira não se apóia no conceito castrense de disciplina, hierarquia, repressão e castigo. É mais que isso. Tem as asas da liberdade e do amor. Então, quando passa o Professor, minha alma faz reverência ao Mestre-Escola.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).