IMUNIZAÇÃO
Mesmo com a dificuldade para o avião pousar, devido as condições climáticas, as 3.120 doses do imunizante CoronaVac destinadas para a 12ª Regional de Saúde chegaram, na terça-feira (19), em Umuarama. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde de Umuarama junto com a Regional de Saúde realizaram a abertura da campanha de vacinação, às 19h, com a imunização de seis profissionais da saúde. Para Umuarama são 1.600 doses.
A primeira umuaramense a receber a vacina – produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan – foi a servidora pública, a técnica de enfermagem Maria da Glória de Souza, a Glorinha, por ser a profissional de saúde com maior idade do município. Ela atua na Unidade Básica de Saúde do Ouro Branco e é servidora do Município desde o ano 2.000.
Glorinha trabalha na saúde ha 30 anos e durante este tempo foram dias de dedicação aos pacientes. “Meu primeiro trabalho na saúde foi em Assis Chateaubriand em 1991. Hoje eu me sinto emocionada e com muita esperança. Também me sinto privilegiada por ser a primeira umuaramense a ser vacinada”, disse.
A servidora também alertou que este é o começo da imunização e por isso as pessoas precisam continuar se cuidando, seguindo as recomendações de prevenção ao contÁgio do novo coronavírus. “É só o início e agora vou trabalhar menos tensa e com mais tranquilidade”, finalizou Maria da Gloria.
Além de Glorinha, também foram imunizados a médica Carla Dalpont (responsável da Ala covid Uopeccan), enfermeira Geovana Priscila Cheron Piva (equipe hospital Uopeccan), o médico Ronaldo de Souza (pneumologista hospital Cemil e diretor da Unimed), técnica de enfermagem Joice dos Prazeres Silva (equipe Hospital Uopeccan), o Raphael Chalbaud Biscaia Hartmann (infectologista Hospital Nossa Senhora Aparecida), Cristiani Andrade Martins Barbosa (serviços gerais ala covid hospital Uopeccan) e a técnica de enfermagem do município Luzia Alvarenga.
O prefeito Celso Pozzobom e a secretária de Saúde de Umuarama, Cecilia Cividini, lembraram do começo da luta contra o coronavírus e dentro das vitórias, também as críticas que a administração municipal recebeu. Porém, para eles as medidas tomadas foram assertivas para colocar Umuarama com um dos municípios com menos mortes. “Esta é um começo, uma pequena luz após meses de luta contra o vírus. Mas são poucas vacinas e por isso precisamos continuar seguindo as medidas restritivas. Vamos continuar lutando, pois nossa primeira medida de combate chegou e vamos usá-la”, enfatizou o prefeito Celso Pozzobom.
A secretária de Saúde Cecília Cividini informou que a imunização seja disponibilizada imediatamente aos demais profissionais de saúde e na sequência a outros grupos prioritários. A segunda dose deve ser recebida em quatro semanas. “É um momento de grande esperança e alegria, pois agora temos uma arma importante para combater a pandemia em nossa cidade. Começamos pelos profissionais de saúde, importantíssimos no atendimento e tratamento dos pacientes da covid-19, que tem salvo muitas vidas. Depois atenderemos outras faixas da população, seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI) estabelecido pela Sesa”, definiu.
Emocionada a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, ressaltou que a vacina salva vidas e este é mais um passo na longa caminhada para a imunização da população. “Quantas dificuldades, reuniões, leitos lotados, sistema saturado, dias difíceis e eu só tenho para agradecer toda a equipe da Saúde. Eu tenho muito orgulho de ser um profissional de saúde e orgulho do SUS e de trabalhar para Saúde do Paraná”, disse.
Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19, na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.