Cotidiano

COMBATE AO CONTRABANDO

PM estoura depósitos ilegais e apreende caminhões de cigarros em Douradina

09/03/2021 18H20

Em menos de 24 horas a Polícia Militar estourou dois depósitos clandestinos, apreendeu dois caminhões e também um carro, todos carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai, na área rural de Douradina. A operação resultou em 2.400 caixas de cigarros retirados de circulação e avaliados em pelo menos R$ 2,5 milhões, segundo a PM.

A ação começou na noite de segunda-feira (8) após a apreensão de um caminhão contendo 300 caixas de cigarros e foi concluída na tarde desta terça-feira (9) com a apreensão de um segundo caminhão, desta vez carregado com 700 caixas.

O comandante do 25º BPM, tenente-coronel Carmelito dos Santos

Depósitos

Segundo o comandante do 25º BPM de Umuarama, tenente-coronel Carmelito dos Santos, os policiais foram verificar a informação da existência de depósitos clandestinos em propriedades rurais entre Douradina e o distrito de Vila Formosa.

Apreensões

No local, no Jardim Indoivai, primeiro encontraram o caminhão carregado com 300 caixas de cigarros, que foi apreendido após o condutor, um homem de 25 anos, tentar escapar da abordagem, acelerando e empreendendo fuga pela estrada vicinal, saído na rodovia PR-576 que liga Herculândia a Ivaté.

Fuga

De acordo com a Polícia Militar, a todo momento o motorista do caminhão realizava manobras perigosas na via com o intuito de se desvencilhar das viaturas. Ainda segundo a PM, no trevo da PR-082, próximo a Ivaté, o condutor seguiu sentido Icaraíma, parou o caminhão no meio da via, na contramão de direção e os dois ocupantes desceram do veículo e empreenderam fuga a pé sendo capturados na sequência.

Depósitos

Com a situação foi pedido reforço da equipe da Douradina a sede do 25º BPM e com o deslocamento de várias equipes os policiais acabaram encontrando dois depósitos em propriedades rurais vizinhas uma da outra. Na primeira foram 400 caixas e cigarros e na segunda 1.000 caixas da mercadoria. A suspeita é que os locais seriam usados como entreposto para carga e descarga de produtos.

Pouco depois um outro carro foi apreendido com mais 30 caixas de cigarros e já nesta terça-feira os policiais conseguiram encontrar um segundo caminhão, um frigorífico, que continha mais 700 caixas de cigarros paraguaios. O veículo tem alerta de roubo ocorrido na quinta-feira (5) passada, em São Paulo.

Armas

Um homem, morador de uma propriedade rural vizinha acabou preso em flagrante por estar com duas espingardas sem o registro. Ele foi conduzido até a delegacia da Polícia Civil de Umuarama onde foi autuado em flagrante.

Corredor

De acordo com o tenente-coronel PM Santos, Douradina fica muito próximo ao rio Ivaí, afluente do rio Paraná e são usados por contrabandistas para o transporte de mercadorias ilegais. Em Icaraíma, distante 40 km, há a ponte de Porto Camargo, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, considerada outra porta de entrada de contrabando.