Beleza
O uso da bicicleta como meio de transporte e bem-estar vem aumentando cada vez mais. Desde que foi decretada a pandemia, muitas pessoas para evitar as aglomerações em transportes públicos optaram pela bike. E isso é bom, ajuda a controlar a pandemia, uma vez que são menos pessoas em transportes fechados. Mas, também faz muito bem para a saúde, pois pedalar aumenta a qualidade de vida e é muito bom. Faz bem para a saúde e mantém o peso no lugar certo.
Andar de bicicleta traz mais benefícios às pessoas do que é possível imaginar. Poupamos dinheiro e economizamos combustível, apreciamos a vista da cidade, evitamos congestionamentos, adquirimos mais equilíbrio, tomamos sol, ficamos mais dispostos e com o corpo em forma, dormimos melhor, além de sermos muito mais “amigos” do planeta, pois não emitimos gases nocivos à atmosfera e nem contribuímos para o aquecimento global.
A prática do ciclismo se faz presente na vida das pessoas de várias formas, seja para curtir o lazer com a família no fim de semana, seja como prática de exercícios e até mesmo como meio de transporte.
Na saúde, o ciclismo é eficiente no metabolismo da gordura, também define a musculatura das pernas e trabalha a resistência dos braços. O trabalho muscular ocorre por conta do esforço, estabilidade e coordenação dos movimentos. A distância percorrida, a angulação do terreno, a velocidade em que se pedala, tudo vai influenciar no trabalho muscular, resultando no desenvolvimento físico do ciclista. Pedalar também contribui para melhorar a coordenação motora e prevenir a osteoporose, aumenta a resistência à fadiga e às doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares, entre outras.
E isso tudo vai refletir na forma do corpo e na pele. Certamente quem pedala fica bem mais bonito, pois corpo com saúde é sinônimo de boa aparência.
Para quem pretende iniciar a prática do ciclismo, o ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. É indicado o uso de um tênis confortável e equipamentos que garantam a segurança do ciclista como capacete, luvas, sinalizadores e roupas adequadas e de preferência coloridas, para chamar a atenção dos motoristas.
Também é indicado que a bicicleta tenha o guidão alto para evitar esforços na coluna. É preciso ter atenção à postura. O tronco precisa estar alinhado com o quadril, com uma leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores sobre o guidão. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. A altura ideal é, quando sentado, encostar apenas as pontas dos pés no chão.
O Ciclismo Indoor, realizado nas academias, é interessante para quem não sabe se equilibrar na magrela. Também é feito com continuidade, sem precisar se preocupar em parar nos semáforos.
Segundo os fisioterapeutas, se o banco estiver muito alto ou muito baixo pode prejudicar a postura do ciclista. Vale destacar que antes de iniciar qualquer tipo de exercício, é recomendável procurar um médico para uma avaliação adequada.
Dicas para um bom passeio de bike
Antes de sair
– Confira as condições da bicicleta para garantir uma pedalada sem surpresas;
– Regule a altura do banco para pedalar com conforto (o ideal é na altura do quadril);
– Planeje seu caminho;
Durante a pedalada
-Pedale com as duas mãos e evite levar objetos pendurados no guidão;
– Sinalize com os braços a mudança de direção;
– Pressione sempre os dois freios juntos, isso evita derrapagens e perda de controle;
– Mantenha distância segura da lateral dos veículos estacionados, os motoristas podem abrir as portas sem ver você;
– Mantenha velocidade compatível com a via e com o trânsito local;
– Não use celular e fones de ouvido. É lei e também é importante estar atento ao trânsito;
– Quando não houver estrutura cicloviária, circule pela rua, e pedale no mesmo sentido dos outros veículos;
– Respeite o sinal vermelho e não pare sobre a faixa de pedestre.
– Na calçada, é necessário desmontar da bike.
Curiosidades
Hoje, a cidade de São Paulo conta com cerca de 684 km de extensão de infraestrutura ciclável, maior malha cicloviária do país e o plano de metas entre este ano e 2024 é aumentar mais 300 km;
– Bike é um meio de transporte ideal para a ida e volta do trabalho e que permite integrar com o transporte público.