CORONAVÍRUS
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para reduzir o contato com pessoas que possam estar contaminadas pelo coronavírus, a fim de conter o avanço da pandemia na cidade. Uma das medidas indicadas é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) apenas quando apresentar um quadro mais sério de sintomas ou em situações de urgência e emergência. Caso os incômodos sejam leves, a recomendação é conversar com os médicos pelo telefone.
Os médicos das UBS estão disponíveis para teleatendimento no horário de funcionamento das unidades, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h, para pessoas com sintomas de covid-19 e demais síndromes respiratórias, esclarecimento de dúvidas e suporte para pacientes com infecção confirmada, que estejam em isolamento domiciliar.
“As UBS devem ser procuradas para atendimento presencial apenas quando houver sintomas mais evidentes de síndromes respiratórias. Se houver sintomas leves ou dúvidas, o melhor é tratar por telefone. Reduzindo o contato com outros pacientes você estará evitando uma exposição desnecessária e reduzindo o risco de ser infectado”, reforçou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.
Outra recomendação é não levar acompanhantes, caso decida realizar uma consulta tanto nas UBS quanto no Ambulatório de Síndromes Gripais/covid-19. “Muita gente tem levado acompanhantes para consultas e exames, expondo pessoas saudáveis ao contato com outras que podem estar contaminadas pelo coronavírus. Além de desnecessária, atitude aumenta o risco de disseminação da doença por expor familiares e amigos diante de pessoas com grande possibilidade de estarem contaminadas”, destacou a secretária da Saúde.
A não ser que esteja debilitado e necessite de amparo, quem procura as unidades de saúde não deve levar acompanhante. As unidades contam com enfermeiros e técnicos de enfermagem que podem auxiliar os pacientes. “O ideal é não ir, mas se for necessário o acompanhante deve esperar no carro ou do lado de fora do ambulatório, sem causar aglomeração nem ter contato próximo com outros pacientes.
O chefe da Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessam, explica que o ambulatório tem boa capacidade de atendimento, porém nos últimos dias a procura cresceu muito além da média. Por isso o tempo de espera por consultas vem aumentando. Entre os dias 1º e 17 de novembro, Umuarama registrou 602 novos casos de Covid-19.
“A população pode evitar essa espera procurando as unidades básicas de saúde, que também são portas de entrada para pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. As UBS de todos os bairros estão equipadas com os materiais necessários e equipes treinadas para o primeiro atendimento e os devidos encaminhamentos. O horário de funcionamento é das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, já o ambulatório funciona 24h por dia todos os dias da semana”, completou o diretor.