Região

Susto

Puma encontrado dentro de casa é solto no Parque de Ilha Grande

05/11/2018 09H31

O puma encontrado dentro de uma casa em Xambrê no início da manhã foi solto no interior do Parque Nacional de Ilha Grande durante a tarde de segunda-feira (5), segundo a Polícia Ambiental/Força Verde de Umuarama. O animal, uma fêmea com cerca de três anos de idade, apesar de assustada, estava saudável e pode ser devolvida ao seu habitat.

Segundo a Força Verde, dois veterinários constataram que o animal estava em ótimas condições de saúde e selvagem, o que tornou sua reintrodução na natureza mais fácil. O trabalho foi feito após notificações ao Instituto Ambiental do Paraná e ao ICMBio, responsável pelo Parque Nacional.

O puma, ou onça-parda, foi encontrada no início da manhã n lavanderia de uma casa em Xambrê, a 17 km de Umuarama. O morador, um idoso de 86 anos, levou tamanho susto que conseguiu pular o muro até a casa do vizinho para fugir do animal. A captura foi feita após a sedação da onça.

A notícia correu a cidade e em poucos minutos uma multidão se formou em frente da casa, onde estava a onça. A situação do barulho dos curiosos estressou o animal, o que levou dificuldade à Polícia Ambiental para realizar a captura da onça. Foram cerca de quatro horas de trabalho para conseguir resgatar o felino.

Após colocar a onça na gaiola, o mamífero foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UEM, em Umuarama. Após realizar exames, a onça será devolvida ao seu habitat.

A onça

O puma, também é chamado de suçuarana, onça-parda e leão-das-montanhas. O mamífero é o segundo maior felino nativo das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada.

Pertencente ao grupo dos Felídeos e como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas. Seu nome científico anteriormente era Felis concolor, atualmente renomeado para Puma concolor.