Colunistas

31/12/2021

Já pensou em como vai ser o ano que começa no próximo sábado?

31/12/2021 05H31

Marcio Nunes

Jornal Ilustrado - Já pensou em como vai ser o ano que começa no próximo sábado?

Uma certeza nós temos: como amplamente demonstrado em 2021, especialmente na COP26 – Conferência Mundial do Clima, precisamos de uma grande mobilização para diminuir os efeitos da ação do homem sobre o clima e a biodiversidade.

Assim, uma ótima iniciativa é voltar as famosas resoluções de ano novo para ações de sustentabilidade. Com toda certeza, a criação de hábitos mais saudáveis para você e para o meio em que vive vai influenciar também na saúde do planeta.

São metas simples; o importante é segui-las com seriedade:

1 – Fazer caminhadas em um parque urbano ao menos duas vezes por semana. Além de combater o sedentarismo, estudos mostram que 10 minutos de caminhada em uma área verde são suficientes para reduzir os níveis de estresse. Essa resolução sustentável pode nos ajudar a cuidar um pouco mais do planeta Terra e de nós mesmos.

2 – Plantar árvores no bairro onde mora. Esta é uma ótima forma de reduzir o nível de ozônio nas áreas urbanas, e até reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera – o principal responsável pelo efeito estufa. E ainda ajuda a combater o calor. Fique de olho nas distribuições de mudas nativas pelo IAT na sua região!

3 – Separar o lixo reciclável sempre. E também limpá-lo antes de descartar, pois embalagens com restos (de leite, maionese, etc) podem contaminar o material e impedir seu reaproveitamento.

4 – Consuma produtos locais. Comprar localmente é uma opção fantástica por diversos motivos — um deles é que reduz significativamente a distância que seu alimento viaja. Isso significa que menos combustível será consumido, reduzindo a poluição do ar.

5 – Plante suas próprias ervas e vegetais. O melhor jeito de reduzir a distância de onde a sua comida é produzida é cultivá-la em casa! É possível ter uma mini horta mesmo em pequenos apartamentos, na sacada ou na cozinha.

6 – Use uma ecobag sempre que for fazer compras, para não precisar de sacolinhas plásticas.

7 – Substitua os copos descartáveis por uma caneca ou copo reutilizável.

8 – Abandone de vez os canudos plásticos.

9 – Doe as roupas que não usa mais pra quem precisa, diretamente ou por meio de projetos sociais que atendem a população carente. Desapegue e ajude!

10 – Tire um dia na semana para deixar o carro na garagem. E comece a pensar desde já em, num futuro próximo, trocar seu veículo por um elétrico. Em breve, a tecnologia vai ser aprimorada e os preços irão diminuir, pondo fim à era dos combustíveis fósseis.

11 – Reduza seu consumo, em todas as ações cotidianas. Jamais compre algo que você não precisa realmente na sua casa, na sua vida.

12 – Participe de alguma ação de voluntariado. Se você tem afinidade com a área ambiental, conheça os programas de voluntariado do Instituto Água e Terra pelo site www.iat.pr.gov.br. Você pode ajudar a cuidar de uma unidade de conservação, participar da brigada contra incêndios florestais ou ajudar na reabilitação de animais silvestres.

12 – Ensine todos os hábitos acima para as crianças. Quem pratica atitudes sustentáveis desde pequenos, os levará para sempre!

Um feliz e sustentável 2022 para todos nós!

Marcio Nunes é secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná