Saúde
O rodízio dos hospitais de plantão em Umuarama, implantado há cerca de 30 anos, termina nesta segunda-feira (6). Com a resolução o hospital Nossa Senhora, Cemil, Norospar e Uopeccan, credenciados para o atendimento de Urgência e Emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passam a atender 24 horas. Porém, a regulamentação das vagas será realizada no Pronto Atendimento (PA) de cada cidade da região.
A partir de agora, os usuários que precisam de serviços de urgência e emergência do SUS nos 21 municípios que pertencem a 12ª Regional de Saúde, precisam procurar o PA da sua cidade ou acionar o SAMU/SIATE. Após triagem no PA, conforme a gravidade e patologia, o paciente será encaminhado para o hospital de referência.
Desta forma, caso o atendimento hospitalar for necessário, o paciente será encaminhado através da Central de Regulação de Leitos do SAMU ao hospital credenciado na especialidade indicada. O paciente não poderá mais ir direto o hospital em Umuarama. “Isso significa colocar o paciente certo, no tempo certo e no hospital certo. Outra grande vantagem é que não teremos mais falta de leitos gerais”, disse a diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herrera.
Conforme Viviane, a mudança fortalecerá o sistema hospitalar de Umuarama e trará benefícios a toda a população regional.“É um avanço importante. A mudança favorecerá a população um atendimento ainda mais qualificado dentro das especialidades credenciadas”, disse.
Em reunião realizada no novo Pronto Atendimento de Umuarama, na tarde de sexta-feira (3), autoridades de saúde e gestores dos hospitais conferiram todos os detalhes da implantação do novo sistema.
De acordo com presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, o sistema de distribuição foi criado após um amplo planejamento, com a participação de todos os setores envolvidos no processo e segue critérios médicos e técnicos para o encaminhamento do paciente ao hospital credenciado.
“A mudança é necessária e não medimos esforços para chegar a esse momento. Foram muitas reuniões e um amplo trabalho técnico de planejamento. Contamos com a parceria de todos, especialmente da Secretária de Estado da Saúde, da 12ª Regional de Saúde, das prefeituras e secretarias municipais de saúde da região, SAMU, SIATE, Central de Regulação de Leitos e Consultas, gestores dos hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, para criar um sistema justo para todos”, disse.
Cardoso destacou a participação do representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves dos Santos que, segundo ele, “não mediu esforços para a criação do novo sistema e em todo o processo”.
Em Umuarama, A partir desta segunda-feira (06), começa a funcionar o Pronto Atendimento 24 horas e a população umuaramense não deve mais procurar os hospitais para atendimento médico emergencial. Todos os casos deverão passar pelo Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia (PA 24h), que começa funcionar todos os dias da semana – incluindo sábados, domingos e feriados 24 horas.