Umuarama

Avaliação

Com quase 30 mil m² em projetos aprovados em outubro, construção civil segue firme em Umuarama

06/11/2021 09H36

Durante o mês de outubro de 2021, 29.856,03 m² em projetos foram aprovados pela Diretoria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Umuarama. Foi um aumento de 24% em relação ao mês anterior e o segundo maior do ano, confirmando que a cidade mantêm-se como destaque no Paraná – e no Brasil – no setor da construção civil.

Antonio Carlos Lavagnini, diretor de Planejamento Urbano, relata que este mês também é o terceiro melhor outubro dos últimos nove anos. “Outro dado importante é que em 10 meses desse ano, a média de aprovações de projetos já atingiu a mesma média atingida em 12 meses do ano passado. Algo muito importante e que demonstra a retomada da força do setor que, mesmo em meio à pandemia de coronavírus, mantêm-se firme e representativo”, analisa.

Ele indica ainda que até dia 31 de outubro foram aprovados 212.925,17 m² de projetos, o que dá uma média de 21.292,52 m². “Esses números projetam que o ano de 2021 passará de 250 mil m² aprovados, seguindo o que aconteceu em 2019 e em 2020.

Isamu Oshima, secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, destaca que os indicadores da construção civil sinalizam ainda que há investidores e empreendedores acreditando na cidade, apostando em sua vocação imobiliária, tanto nas áreas residencial quanto comercial. “Nunca é demais lembrar que os bons resultados deste setor movimentam outras áreas comerciais de grande peso na economia, como móveis e eletrodomésticos, ajudando a gerar emprego e renda em diversos segmentos, além, claro, de gerar divisas ao município, que continua crescendo e se destacando”, avalia.