Levantamento
A Diretoria de Planejamento Urbano da Prefeitura fechou nesta sexta-feira, 23, o relatório anual de projetos liberados para obras em Umuarama e os resultados foram bem positivos, na avaliação do prefeito Hermes Pimentel. “A Secretaria de Obras aprovou mais de 250 mil m² de obras neste ano, o que deu a ótima média de 20.866 m² liberados para construção a cada mês”, informou.
Além de todos os efeitos positivos que esses números representam para a economia, continua o prefeito, “eles mostram a confiança da população e dos investidores na cidade, com ótimas perspectivas de futuro diante das ações administrativas que temos realizado nos mais diversos setores”, pontuou.
Em números absolutos foram aprovados 250.397,30 m², com o bom desempenho apresentado no último mês do ano – dezembro fechou com 35.032 m² de obras liberadas. “Importante destacar que esse volume representa as obras do setor privado, pois nos cálculos não consideramos as obras públicas”, lembra o secretário de Obras, Gleison Alves de Andrade.
Ou seja, “mais uma vez a construção civil contribuiu bastante para a geração de empregos, movimentação do comércio de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, pintura e acabamentos, além de móveis planejados, decoração e até eletrodomésticos”, completou.
O diretor de Planejamento Urbano do município, Antônio Carlos Lavagnini, disse que o desempenho do setor em dezembro foi o segundo melhor do ano. “Apenas o mês de maio teve um resultado superior – quando aprovamos 49.274 m² de construções. Entre meses com volume um pouco mais baixo e outros mais positivos, fechamos o ano com uma média excelente”, avaliou.
O maior volume de obras aprovadas engloba os edifícios residenciais, sendo alguns de grande porte, os salões e barracões comerciais e as residências de médio e alto padrão, que estão prevalecendo sobre as moradias mais populares nos últimos meses.
“Embora seja uma quantidade menor, o tamanho das residências ajudou a elevar a média de projetos aprovados. Vale lembrar que essas casas estão sendo construídas em várias regiões da cidade, desde as imediações do shopping até os diversos condomínios residenciais existentes no município”, detalhou o secretário Gleison Andrade.
Para Pimentel, o mais importante é ver a cidade crescer. “Esta é uma ótima notícia para alegrar o nosso Natal, pois além de demonstrar o nosso potencial de crescimento a movimentação da construção civil gera empregos (mais qualidade de vida) e arrecadação para o município, que consolida sua autonomia para investimentos em serviços e obras públicas, melhorando as condições gerais da cidade a atraindo ainda mais investidores, principalmente nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços”, completou o prefeito.