Umuarama

Trânsito

Após fase educativa, radar móvel passará a operar nas ruas de Umuarama

06/09/2019 22H23

Nos últimos dois anos as ações educativas no trânsito de Umuarama têm sido intensificadas. Primeiro foram as alterações em vias, sinalização adequada de velocidades, instalação de ‘furões’ e de alertas educativos (anjinhos), além de campanhas orientativas.

Agora o próximo estágio inclui a utilização do medidor estático portátil, popularmente conhecido como ‘radar móvel’. O equipamento está licitado desde o ano passado, mas começa a ser usado nas próximas semanas nas ruas da cidade.

ÓBITOS

Tudo com o objetivo de educar o condutor para tirar o pé do acelerador e reduzir o número de óbitos na área urbana. Entre janeiro e agosto foram 9 mortes registradas na cidade.

“O prefeito Celso Pozzobom optou por realizarmos toda a parte educativa no trânsito antes de usarmos o radar móvel. Isso foi feito. O nosso objetivo é educar, promover uma mudança cultural de comportamento para que nossos condutores andem mais devagar e tenham a consciência da importância de se respeitar a sinalização de trânsito, evitando assim acidentes”, ressaltou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

ANJINHOS

No início do uso do equipamento, a fiscalização será restrita aos pontos próximos a um dos 17 anjinhos instalados em toda a cidade. Após, o radar móvel poderá ser usado em qualquer via que conste a sinalização da velocidade e que há fiscalização eletrônica.

VELOCIDADE

Segundo Dianês, estatísticas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar apontam que mais de 90% dos acidentes ocorrem por excesso de velocidade e na maior parte dos casos há o envolvimento de motociclistas, apontados como a parte mais frágil no binômio carro moto.

COMPORTAMENTO

Ela atribui esse comportamento de conduzir acima da velocidade permitida como uma questão cultural e que precisa ser mudada. A diretora da Umutrans ressaltou que entre 2017 e 2019 o órgão recebeu mais de 500 pedidos para a instalação de lombadas. “Os pedidos são para toda a cidade. Na avenida Paraná há pedido para diversos pontos. Mas colocar tantos quebra-molas inviabiliza a ação dos veículos de emergência, por exemplo”, lembrou Dianês.

MUDANÇA

“Temos que mudar a nossa mentalidade e parar de colocar a culpa pelo nosso comportamento errado no outro. Se o tempo de trajeto entre a minha casa e o trabalho é de 10 minutos andando em velocidade acima do permitido, sei que vou levar 15 se respeitar a velocidade máxima. Então, tenho que ter a consciência de que preciso sair mais cedo. Se não mudar isso corre o risco de ser multado, mas pior, de causar um acidente. Estamos tendo capotamentos na área urbana. Isso é excesso de velocidade”, salientou Dianês.

Motociclista deve mais

de R$ 13 mil em multas

Desde a instalação dos ‘furões’ em alguns cruzamentos de Umuarama, as câmeras da Umutrans têm feito alguns flagrantes de imprudência. Somente um motociclista tem 41 notificações e deve R$ 13.579,80 em multas. O valor é acima do preço de mercado da moto que ele conduz.

Outro condutor tem oito notificações e em uma das situações foi flagrado em sua Biz cruzando a avenida Paraná com a Rolândia, mantendo a perna esquerda na parte de cima do veículo para apoiar a mão que segurava o celular.

A imagem demonstra que a atenção do condutor estava no telefone e ele cruzou a via sem perceber.

Segundo a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, em casos assim os agentes ficam com a placa do veículo e quando há a abordagem, o veículo é recolhido.

Pontos dos Anjinhos

1. Av. Tiradentes, 1825;

2. Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca, 2660;

3. Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca, 2541;

4. Av. Tiradentes, 2083;

5. Av. Pedromiro José Fernandes (Antiga PR-580);

6. Av. Portugal, 7816;

7. Av. Ariovaldo Rodrigues de Moraes oposto ao 4998;

8. Av. Presidente Castelo Branco (Col. Geração Cima), 3693;

9. Av. Parigot de Souza, 2047;

10. Av. Paraná (Uopeccan), 7592;

11. R. Ministro Oliveira Salazar, 5426;

12. R. Dr. Camargo, 4366;

13. Av. Paraná, 7641;

14. Av. Brasil, 2541;

15. Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, em frente nova UPA/SET/SENAT;

16. Av. Presidente Castelo Branco, 4851;

17. Av. Apucarana x Av. Brasil, praça das Gurucaias;

18. Anjo móvel (para realização de blitzes educativas).