UMUARAMA
Saiu de Umuarama, nesta segunda-feira, 25, a primeira carga de cortes de frangos produzidos na região com destino à China. A planta industrial da Levo Alimentos, que já exporta carne de aves para quase 30 países, foi recentemente habilitada a exportar para o país asiático e a conquista pode ser um diferencial no crescimento e consolidação do abatedouro, um dos maiores do Noroeste do Estado.
O envio da primeira carga para o Porto de Paranaguá, onde deve ser embarcada para o oriente, teve a presença do deputado federal Zeca Dirceu, dos secretários municipais de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, e do Esporte e lazer, Anderson Gasparetto, além dos presidentes do Sindicato Rural de Umuarama, Fernando Scanavaca, e da sociedade rural, Milton Gaiari, entre outras lideranças.
O deputado, que trabalhou ativamente pela habilitação das indústrias da região ao mercado chinês, lacrou o primeiro contêiner, que levará cortes especiais de frango de interesse dos chineses – como pé, ponta e meio da asa e outras partes com volume de cartilagens. Cada comprador tem suas características e preferências, disse o gerente de operações da Levo, Fábio Roberto Loch, “mas o importante é abrir mais este mercado e exportar para um dos países que mais compra do Brasil”.
Em nome do prefeito Celso Pozzobom, o secretário Junior Ceranto parabenizou todos os envolvidos no processo que resultou na habilitação da indústria – em especial ao deputado Zeca Dirceu e ao governo federal – e disse que este momento é um divisor de águas para a empresa e o município.
“As exportações criam é um círculo virtuoso, pois geram empregos, renda para os produtores, lucratividade para investimentos na empresa e tributos para o município, que depois são revertidos em obras e serviços públicos”, destacou. “Parabéns à Levo por abrir as portas da China para Umuarama e colocar um produto da cidade em tantos países mundo afora”, completou.
A expectativa da empresa é embarcar inicialmente cerca de 200 toneladas de cortes de aves por mês para o mercado chinês, que conta com 1,4 bilhão de consumidores. A primeira carga deve chegar ao país asiático em 45 dias.
“Isso vai representar crescimento econômico para a cidade e região, além de mais emprego e renda para a população. A habilitação fortalece os laços comerciais e culturais entre os dois países e resulta de um longo trabalho, que envolve a empresa – que tem quatro anos de atuação no mercado –, produtores associados, fornecedores, operários, o poder público e lideranças, como o deputado Zeca”, agradeceu Fábio Roberto, em nome do diretor geral Cristiano Paludo, que também estava presente.
E o deputado disse que a empresa orgulha Umuarama e região, que essa conquista é resultado de um ano e meio de trabalho com algumas visitas à China. Segundo ele, o atual governo conseguiu quebrar a resistência política que havia entre os dois países e abriu esse mercado para as exportações de frango e carne bovina que terão grandes benefícios para Umuarama e região.
Cinco frigoríficos paranaenses e um entreposto foram autorizados a exportar carne de frango para a China após auditoria remota e presencial realizada entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Além da Levo, foram habilitados abatedouros de Jaguapitã, Capanema, Cianorte, Santo Inácio e um entreposto de Cascavel. Em todo o país foram 38 habilitações pela Administração Geral de Aduanas da China – oito para aves, 24 para bovinos, um para bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos.
Maior produtor e exportador de frangos do País, no ano passado o Paraná enviou para o Exterior 2,1 milhões de toneladas e recebeu US$ 3,8 bilhões. Para a China, principal importador, foram 682,3 mil toneladas de carne de frango, com US$ 1,6 bilhão de faturamento.