Colunistas

14/08/2019

Coluna Aragão

14/08/2019 08H04

Cruzeiro Rodeio Show é adiado

Os organizadores do Rodeio Cruzeiro Show informaram ontem que a atração foi adiada para o fim do ano em dada a ser confirmada. O evento estava previsto inicialmente para ser realizado entre os dias 22 a 25 deste mês com rodeio, cavalgada, prova de 3 tambores, praça de alimentação, parque de diversões e shows. O vereador Aparecido Delfino dos Santos, o Cidinho, presidente da Câmara Municipal e um dos colaboradores no evento, informou que tão logo seja definida a nova data a comunidade será informada.

Padre Fábio parando
Padre Fábio de Melo pode encerrar a carreira de cantor no show em Curitiba dia 31 de agosto.
Depois de deixar o twitter, muito entristecido pelas ofensas que recebeu por causa de opiniões que emitiu, o Padre Fábio de Melo pode encerrar sua carreira de cantor por cansaço.
É o que ele próprio sinalizou.
Mas, antes, deve fazer uma última apresentação em Curitiba, no dia 31 de agosto no Teatro Positivo.
Vai ser concorrida…

Perdas
Um quarto da água tratada não chega às residências no Paraná, diz Sanepar.
Essas perdas são causadas por vazamentos e ligações irregulares, os chamados “gatos”, além de falhas no sistema e condições precárias dos hidrômetros.
E depois, da água que chega às residências ainda tem enormes desperdícios com o mau uso, como ‘varrer’ calçadas usando água, banhos demorados, lavar carro quase todo dia…
Desperdiça, abusa, mas quando acaba reclama…

Escrito apenas ontem…
Quando você discute, inflama-se e se contradiz, você pode, algumas vezes, conseguir uma vitória; mas será uma vitória sem proveito, porque nunca contará com a boa vontade do seu oponente.
– Benjamin Franklin.

Ela disse:
“Os agricultores que estão alegres hoje vão chorar amanhã”.
De Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura, para quem a política ambiental de Bolsonaro vai fechar as portas do mundo para os produtos agrícolas brasileiros.

Cortes
A obra de pavimentação da Estrada Boiadeira perdeu quase R$ 9 milhões com os cortes do governo federal dentro do contingenciamento de recursos do orçamento.
Está entendido que o Brasil quebrou, faliu, que o governo gasta mais do que arrecada há muitos anos, mas, cá pra nós, que falta faz um deputado federal articulado com o governo federal, hein?

Papo rápido
– Brasil consegue melhor desempenho da história dos jogos Pan-Americanos…
– Isso acontece porque não existe mais Ministério dos Esportes…

Ganha, ganha
O PSL decidiu, em reunião nesta terça-feira (13), expulsar o deputado Alexandre Frota (SP) da legenda.
Parece a típica situação em que os dois lados ganham…

Turma do abafa
O procurador da República Diogo Castor, ex-membro da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, vai responder a procedimento administrativo aberto pelo CNMP por causa de um artigo em que ele usou o termo “turma do abafa” numa aparente referência à STF.
A turma do abafa, ops, digo, suas excelências reagiram indignadas.

UNIPAR e NRE
‘Compartilhando Conhecimento’ atrai
milhares de estudantes de Umuarama e região

Umuarama – Dar oportunidade ao estudante do ensino médio interagir com universitários, trocando experiências. Este é o objetivo do ‘Compartilhando Conhecimento’, projeto anual da Universidade Paranaense – Unipar. Com abrangência multicampi [realizado simultaneamente nas sete Unidades], esta edição inscreveu cerca de oito mil.
A programação das palestras oferecidas – foram cerca de 200 – focou temas relacionados às profissões e do cotidiano da sociedade, como ‘Biotecnologia no dia a dia’, ‘Competências e habilidades para um profissional do futuro’, ‘A influência das mídias sociais nos negócios’, ‘Publicidade enganosa e abusiva’, ‘Primeiros socorros para cães e gatos’ e ‘Inovações tecnológicas na Odontologia’. Oficinas também fizeram parte da pauta, abordando temas empolgantes, como as que ensinaram a fazer lanches funcionais e preparar massas, a produzir conteúdos para redes sociais, a identificar parada cardíaca e o que fazer e a que levou os participantes a experimentar sensações brincando com texturas. Igual às palestras, houve opção em todas as áreas do conhecimento. Eloisa Tenca, aluna do Colégio Dom Pedro II, diz que pretende fazer a graduação em Direito, por isso assistiu à palestra ‘O futuro da justiça no Brasil’. “Gostei! Foi muito boa porque tirou minhas dúvidas”, disse.
O vice-diretor do Colégio Tiradentes, professor Angelo Gonçalves, veio junto com os seus alunos. “Eles vieram contentes e curiosos, porque sabem que nesse contato terão muitas novidades para ver e ouvir e ao mesmo tempo podem vivenciar o ambiente acadêmico”, afirmou. O câmpus-sede foi o que mais recebeu inscritos: cerca de três mil. Para a execução das atividades e coordenação se prontificaram mais de 300 professores, auxiliados por mais de 400 acadêmicos. Sabrina Nogueira, do 4º ano de Nutrição, estava no time. Ela foi escalada para a oficina de lanches funcionais. “Além de poder praticar teorias do curso, vivi momentos gratificantes com os jovens ao ensiná-los sobre alimentação saudável”, disse.
Parceria valorosa
O ‘Compartilhando Conhecimento’ é um projeto coordenado pela Diretoria da Comunicação e Divulgação da Unipar. O projeto conta com a parceira do Núcleo Regional da Educação. A chefe do órgão, professora Gilmara Zanatta, acompanhou todas as fases do projeto, desde a distribuição dos convites, motivando a participação dos alunos nas palestras e oficinas, até a sua realização, no Câmpus-Sede. Ela informou que o evento contemplou 19 municípios e 68 escolas de Umuarama e região: “Esse projeto tem um objetivo muito importante: o de dar o norte para nosso aluno no âmbito profissional. É uma porta para o futuro do nosso aluno”.

Eloisa Tenca, do Pedro II: Opção por palestra do curso de Direito porque sonha com essa carreira